Pplware

Utilizadores do Android já podem usar o Edge nos seus telefones

Está mais que claro que o foco da Microsoft é o software isso têm-se visto nas escolhas e decisões recentes da empresa. Esta filosofia tem levado a empresa a criar aplicações em sistemas operativos concorrentes, onde consegue cativar novos utilizadores.

Como parte desta estratégia, a Microsoft anunciou que o seu browser, o Edge chegaria ao iOS e ao Android. Essa promessa concretizou-se agora, com a sua disponibilização no SO da Google.


Não é qualquer surpresa a chegada do Edge ao Android e ao iOS. Para além de anunciado pela Microsoft, todos sabiam dos planos de expansão da empresa nestas plataformas, onde tem investido muito.

Este novo browser segue a linha do que podemos já encontrar no Windows 10 e no Windows 10 Mobile. A ideia da Microsoft, não apenas no caso do Edge, é manter uma experiência de utilização transversal e que não requer qualquer aprendizagem extra, acabando por ser natural para o utilizador a sua utilização.

Curiosamente a Microsoft optou por não usar o seu motor de renderização, o EdgeHTML, e resolveu adoptar o que cada sistema usa e oferece de base. Esta escolha resulta numa melhor integração e numa performance mais equilibrada.

anterior próxima

A interface do Edge no Android lembra em tudo o que estamos habituados a usar no Windows 10. Os utilizadores têm acesso às funções de um normal browser, mas também a algumas exclusivas, que por si só justificam a sua adopção.

Podem encontrar as listas de leitura, a vista de leitura e uma página de separadores, quer os normais, quer os privados. Tudo arrumado de forma conhecida pelos utilizadores.

Mas é nos pormenores e nas funções exclusivas que o Edge ganha. Este browser permite que iniciem a navegação nos seus separadores e que rapidamente estes sejam transferidos para o Windows 10. Esta continuidade é uma das apostas da Microsoft, que vai tornar o Windows 10 o centro do seu ecossistema.

anterior próxima

Podem ainda encontrar neste Edge um leitor de códigos QR e a possibilidade de o controlarmos por voz, apenas em Inglês. O separador inicial reserva-nos sempre as miniaturas dos sites que mais visitamos.

Se quiserem testar o Edge no Android já hoje, podem fazê-lo de forma rápida. Basta que se registem na versão de testes, surgindo depois a aplicação para ser instalada.

É geral o consenso de que esta pode ser uma boa aposta da Microsoft, tal como o conseguiu ao colocar o Office e outras aplicações nas lojas de apps da concorrência. Desta forma consegue manter os seus utilizadores, sem os perder para as ofertas dessas plataformas.

Exit mobile version