Pplware

Unigram: cliente do Telegram para Windows entra em fase Beta

O Telegram é uma das maiores alternativas aos gigantes WhatsApp e Messenger do Facebook, tendo caraterísticas diferenciadoras e únicas.

Apesar de disponibilizar uma aplicação oficial em quase todos os sistemas operativos, o Telegram tem um forte apoio de aplicações de terceiros. Uma delas é o Unigram, cliente não oficial do Telegram para Windows, que recebeu recentemente uma atualização que marcou a transição de fase Alpha para Beta.


Recentemente falámos da nova versão do Telegram 4,7 que trouxe consigo um conjunto de funcionalidades novas. Apesar de a equipa do Telegram ter o objetivo de manter as suas aplicações, em todos os sistemas operativos, atualizadas e com acesso às últimas novidades, a aplicação para Windows não se encontra a par da disponibilizada para iOS ou Android no que toca ao timing de atualizações.

De modo a compensar esta lacuna, um conjunto de programadores desenvolveram o Unigram, com o apoio e colaboração da comunidade de utilizadores.

Este cliente do Telegram, disponível em praticamente todos os dispositivos com Windows 10, tem evoluído expressivamente ao longo dos últimos meses. O próprio Telegram já apoia o desenvolvimento desta aplicação, tendo uma menção ao Unigram no seu site e há quem acredite que o Unigram se venha a tornar a aplicação oficial do Telegram para Windows.

Fazendo uso da UWP, o Unigram tem uma performance e fluidez superiores à da aplicação oficial, mais funcionalidades e atualizações com muito mais frequência.

Nos útlimos dias a aplicação foi atualizada para a versão 0.13.1144 que trouxe várias novidades, sendo a mais notória a passagem de fase Alpha para Beta. Além disso o núcleo da aplicação foi todo revisto, que resultou numa melhor experiência de utilização geral, e faz agora uso do protocolo MTPotro 2.0.

Uma das maiores queixas por parte dos utilizadores centrava-se na baixa velocidade a transferir e enviar fotos, videos e outros ficheiros, face à aplicação oficial. Tal também foi corrigido nesta grande atualização.

Alternativas à aplicação oficial do Telegram em Android e iOS

No iOS e Android também podemos encontrar duas aplicações de terceiros do Telegram: Telegram X no iOS e Challegram no Android. São ambas extremamente eficientes e rápidas. Apesar de o Telegram oficial ser já bem fluido e rápido, estas aplicações conseguem ser ainda mais velozes nas trocas de chat e transições dentro da aplicação. Não são tão diferenciadoras face à aplicação oficial como o Unigram é, mas mesmo assim poderão ser uma boa alternativa para quem usar este serviço de comunicação.

Homepage: Unigram
Preço: Gratuito

Homepage: Challegram
Preço: Gratuito

Homepage: Telegram X
Preço: Gratuito

Exit mobile version