Foi no passado dia 17 de Outubro que a Microsoft disponibilizou o Windows 8.1 – um actualização gratuita do Windows 8. Este actualização, que chega um ano depois do lançamento do Windows 8, traz um conjunto de novidades que melhoram a experiência do utilizador com o sistema operativo.
Vamos conhecer as 6 novidades que mais se destacam para os utilizadores de Desktop.
O Windows 8.1 é considerado por muitos como um “pedido de desculpas” por parte da Microsoft para com os utilizadores. De relembrar que Steven Sinofsk, responsável pelo desenvolvimento do Windows 8, abandonou a empresa logo após o lançamento do Windows 8. Com o lançamento do Windows 8.1 aparecem algumas novidades mas também algumas funcionalidades que na altura Sinofsk e a própria Microsoft se recusaram a implementar no Windows 8. Vamos então as 7 novidades que vêm com o Windows 8.1.
De referir que a maioria das funcionalidades estão disponíveis na interface Taskbar and Navigation properties (em cima da Taskbar, botão do lado direito do rato e depois properties )
1) Arranque directo para o Desktop
Com o Windows 8.1, o utilizador tem a possibilidade de ir directamente para o ambiente de trabalho, logo após a autenticação, evitando assim a interface metro. Essa configuração é feita na interface Taskbar and Navigation properties, no separador Navigation e depois activar a opção “When I sign in or close all apps on a screen, go to the desktop instead of Start”
2) Desactivar Hot Corners do topo esquerdo e direito
Na mesma interface onde está a funcionalidade anterior, o Windows 8 permite também desactivar a funcionalidade Hot Corners. De referir que a função Hot Corners permitem que os utilizadores do Windows 8 e do 8.1 acedam directamente a algumas funções especiais apenas apontando o rato para um dos dois cantos superiores do seu ecrã, estando a zona esquerda reservada às aplicações já abertas e a direita à Charm Bar.
3) O regresso do botão Start
Finalmente voltou o botão Start. Apesar de ter funcionalidades diferentes daquelas que conhecíamos no Windows 7, o botão Start é sem duvida um “ícone” do sistema Windows.
Carregado com o botão do lado direito do rato, o utilizador passa a aceder a um conjunto de funcionalidades do sistema.
4) Desligar ou Reiniciar através do botão Start
Uma das funções agora incluídas no botão Start (Carregado com o botão do lado direito do rato) é a possibilidade de Desligar, reiniciar, fazer logout e também de hibernar)
5) Partilha do background na interface Metro
O Windows 8 sempre foi pobre na oferta de backgrounds para a Página inicial – Start Screen (diz-se que era os Steven Sinofsky aprovados para aquela zona). Com o Windows 8.1 tudo mudou e agora é possível associar os nossos backgrounds também ao Start Screen.
6) Pesquisa unificada
Uma das melhores funcionalidades é a Pesquisa unificada. O utilizador deixou de ter a necessidade de ir ao Start Screen pois carregando na tecla Win+Q aparece de imediato na parte lateral direita a ferramenta de pesquisa. O fantástico desta ferramenta é que pesquisa nos mais diversos programas e tipos de ficheiros (e-mails, musicas, fotos, sites visitados, etc, etc) – a fazer lembrar o projecto Google desktop que infelizmente foi descontinuado.
E são estas algumas das novidades que podemos encontrar no novíssimo Windows 8.1. De referir que o Windows 8.1 trouxe também melhorias ao nível da integração com Skydrive, melhorias na interface do Windows Store, melhorias no recurso multitarefas, etc.
Quais as funcionalidades que mais gostam? Conhecem outras?