Apesar de ser um sistema que dá muita informação ao utilizador, o Windows 10 por vezes tem dados escondidos. Estes podem ser retirados, mas apenas por quem souber o que procurar.
Um exemplo desta situação é a dica que hoje trazemos. É possível ao utilizador saber o tipo de licença instalada no Windows 10 recorrendo a um simples comando. Vejam como o podem fazer.
Existem vários tipos de licenças fornecidas pela Microsoft. Estas variam na sua origem e na sua possibilidade de utilização. Temos assim as licenças de Retalho, as OEM e até as de Volume.
Cada uma delas é obtida de forma diferente. Temos as de Retalho que recebemos quando compramos o Windows 10, quer seja numa loja online ou física. Estas podem ser reutilizadas em novas máquinas do utilizador.
No caso das OEM (Original Equipment Manufacturer), estas vêm com novos equipamentos, normalmente instaladas pelos fabricantes. Estão presas a estas máquina e apenas podem ser usadas nesse hardware. As de Volume estão associadas a organizações e usam uma chave para todos, podendo ser reciclada.
Um simples comando no Windows 10 mostra tudo
O problema muitas vezes é entender que tipo de licença está instala e se pode ser usada noutro equipamento. Para o descobrir precisam apenas de executar um simples comando.
Uma vez que este deverá ser usado no DOS ou na PowerShell, devem chamar um desses terminais. Tenham atenção que este deve ter permissões de administrador. Basta que escrevam o nome na pesquisa do Windows 10.
Assim sabe o tipo de licença do seu computador
Com este novo terminal aberto, devem escrever o comando slmgr /dli. De seguida, e para que seja executado, devem apenas carregar em Enter. Uma nova janela será mostrada.
É aí que vão encontrar a informação que procuram. No final da segunda linha, chamada Descrição, está presente o tipo de licença do Windows 10 que está instalada na máquina.
Da próxima vez que necessitarem de validar a licença do Windows 10 recorram a este método. Sabem de imediato se podem ou não usar essa licença noutro PC, ou se precisam de comprar uma nova.