Das muitas novidades que a Microsoft apresentou para a próxima atualização do Windows 10, a Timeline era uma das que mais prometia mudar a forma como usamos este sistema operativo.
Mas, e infelizmente, a empresa anunciou agora que esta novidade afinal vai demorar mais a chegar ao Windows, sendo adiada para uma atualização posterior.
A Timeline foi uma das novidades mostrada para a Fall Creators Update. Será a forma de termos acesso ao nosso histórico de ações, podendo a qualquer momento retomar essas tarefas, sejam elas o navegar na Internet, o editar de um documento ou, simplesmente, a visualização de um vídeo.
Tudo será apresentado numa linha temporal, e permitirá ao utilizador do Windows 10 e de outros sistemas operativos, recorrendo à Cortana, ter acesso ao seu histórico, tal como a Apple já o faz com a sua funcionalidade de Continuidade, que usa o Handoff ou o Clipboard universal.
Esperava-se que a Timeline já estivesse presente nas mais recentes build do programa Insiders, que testam agora a Fall Creators Update, mas a verdade é que até agora não tinha surgido.
Quando questionado no Twitter por Tom Warren, Editor Sénior do site The Verge, sobre a Timeline, Joe Belfiore esclareceu que esta irá ficar fora da Fall Creators Update e que apenas surgirá nas builds depois desta atualização ser lançada.
Correct. Timeline won't be in the Fall Creators Update. We're planning for it to be in early insider builds shortly after FCU is out.
— Joe Belfiore (@joebelfiore) July 3, 2017
A razão para esta mudança, segundo Joe Belfiore, está nas prioridades de desenvolvimento que estão para já na sincronização de ficheiros do OneDrive. As restantes funcionalidades vão surgir depois.
A Fall Creators Update do Windows 10 é esperada em setembro, estando já a ser testadas as versões finais de algumas das funcionalidades destas. A grande atualização seguinte é esperada para março de 2018, com os testes Insiders a serem iniciados ainda este ano.