Quando a Microsoft lançou o Windows 10, fez questão de o oferecer a todos os utilizadores do Windows 7 e do 8.1. Muitos aproveitaram de imediato, mas muitos preferiram ficar de fora desta nova versão.
Agora, anos depois do fim desta oferta, muitos querem testar esta nova versão. Se está neste impasse e quer testar o Windows 10, veja estas duas possibilidades que tem para o conseguir.
Apesar de já não oferecer o Windows 10 nas atualizações, a Microsoft tem ainda disponível várias formas de permitir aos utilizadores testarem o Windows 10.
Estes podem usá-lo, temporariamente, para testar uma VM ou uma qualquer situação que necessite de um sistema mais moderno.
Opte por não registar o Windows 10 na primeira utilização
A primeira opção permite que os utilizadores descarreguem o Windows 10 diretamente da Microsoft, podendo escolher qual a versão que querem testar. Basta aceder ao site e escolher o Windows 10 Home e Windows 10 Pro, com a atualização de outubro ou com a atualização de abril.
Depois, e após a instalação do Windows 10, devem apenas ignorar a mensagem de registo. O Windows deverá ficar funcional, com algumas limitações, com a impossibilidade de aceder à personalização.
Importa lembrar que esta forma vai contra as regras da Microsoft, mas poderá ser usada temporariamente para testes numa máquina virtual ou diretamente num PC. Do que se sabe, é possível manter um Windows 10 a funcionar assim indefinidamente.
Use os 90 dias de testes Enterprise que a Microsoft oferece
Se preferirem uma forma mais legal e com autorização da Microsoft podem optar por usar uma versão de testes Enterprise. Também só necessitam de escolher a versão, descarregar e instalá-la.
Recordem-se que neste caso a licença irá durar apenas 90 dias, tempo que deverá ser suficiente para testar o Windows 10 nas situações pretendidas, como um computador mais antigo ou uma máquina com hardware que não sabem ser é suportado.
É importante que tenham presente que estas são apenas formas de testar o Windows 10 em cenários que necessitem.
Caso optem por manter a instalação, devem naturalmente comprar uma licença para que o sistema operativo esteja legal e com todas as funcionalidades disponíveis.