Controlar o Windows 10 e dele tirar toda a informação possível é uma tarefa que nem todo conseguem. Se muitos se preparam com ferramentas externa e mais fáceis, outros preferem obtê-la diretamente do sistema.
Um exemplo é saber há quanto tempo o Windows 10 está ligado e a funcionar. O Windows 10 tem várias formas de o saber e hoje apresentamos 3 totalmente diferentes e práticas.
Um comando que temos de forma simples no Linux, o uptime, “não está presente no Windows”. Esta lacuna leva a que tenhamos de ser criativos no que toca a obter esta informação. Ela está presente, mas precisa saber onde a obter.
Usando a interface do Windows 10
A primeira forma que vamos mostrar usa uma área bem conhecida. Falamos do Gestor de Tarefas a que qualquer utilizador sabe aceder. Basta um clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e esta opção surge.
Uma vez aberto o Gestor de Tarefas, só precisam de aceder ao separador Desempenho. Aqui vão ter presente muita informação associada aos recursos do vosso computador.
No final desta janela vão encontrar a área Tempo ativo. Aqui têm a informação do tempo a que o vosso PC está ligado. Esta informação é atualizada em tempo real.
Usando o fiel e velhinho DOS
Uma segunda opção, igualmente válida, é a utilização do DOS. Não existe um comando direto, mas esta informação está presente num outro que acumula muito mais dados sobre o Windows 10.
systeminfo | find "System Boot Time"
Com o comando acima vão ver surgir uma linha onde está a informação procurada. Aqui temos acesso à data e hora em que o Windows 10 arrancou, de forma bem clara.
Usando a moderna e alternativa PowerShell
Por fim, e porque a modernidade deste sistema está em todo o lado, temos a PowerShell. Também aqui, com um simples comando, temos acesso a informação importante e detalhada.
(get-date) - (gcim Win32_OperatingSystem).LastBootUpTime
Com este comando que mostramos antes, podemos aceder ao tempo que passou desde o arranque do Windows. A informação está segmentada, com dados de dias, horas, minutos, segundos e milissegundos.
Como podem ver acima, o Windows tem muitas e boas ferramentas que podem e devem ser usadas. Dão aos utilizadores tudo o que precisam, sem terem de recorrer a fontes externas ou a apps de terceiros.