Pplware

Ser Insider obriga agora a ter um Windows 10 validado

Foi através do programa Insider que a Microsoft conseguiu testar as muitas versões do Windows 10, detectando possíveis problemas e situações que necessitassem de atenção.

Mesmo depois de terem lançado a versão final, o programa Insider continua, mas agora obriga a que os utilizadores tenham acesso a uma instalação validada do Windows 10.

Se até à chegada da versão final do Windows 10 qualquer um podia passar a pertencer ao Windows Insider e instalar as builds de testes, a regras agora mudaram.

A Microsoft alterou a maneira como a validação da chave de registo é feita, deixando a mesma de ser necessária para as novas builds do Windows.

De agora em diante as builds deixam de requerer qualquer chave, da mesma forma que o Windows 10 agora faz, tendo apenas de existir uma primeira instalação do Windows 10, validada como outra qualquer.

Esta informação veio do próprio Gabriel Aul, em resposta a uma questão de um utilizador no Twitter.

Na prática, esta mudança obriga os utilizadores a terem instalada uma build 10240, devidamente validada, seja ela de um utilizador que esteja já no programa Insider ou de um novo utilizador.

Esta alteração faz parte do processo de validação do Windows 10, que deixou de obrigar os utilizadores a colocar a chave numérica no momento da instalação, sendo feita uma verificação do Hardware ID.

A build 10525 foi a primeira a ser lançada depois da chegada da versão final do Windows 10. Se muitos optaram por continuar no programa Insiders, actualizando as versões instaladas, outros preferiram colocar esta versão em dual-boot ou numa VM.

Este último caso é o mais problemático uma vez que não existe uma chave para configurar e registar o Windows. A única forma de contornar este passo é através da instalação de um Windows 7 ou 8.1 e depois actualizar para o Windows 10.

Esta mudança vem agora limitar a adesão ao programa Insider de novos utilizadores que não estivessem já com o Windows 10. Pode ser contornada, mas obriga a que seja instalada uma versão anterior do Windows.

Exit mobile version