Gerir um Windows 10 implica muitas vezes controlar de forma muito próxima quais as aplicações que estão a ser executadas e quais os recursos que estas estão a consumir. Muitas vezes precisam de ser terminadas para evitar problemas.
Todos sabem como estas podem se terminadas, recorrendo aos normais processos do Windows. Mas a Microsoft escondeu uma opção que pode ser usada, muitas vezes com maior sucesso que as formas tradicionais.
Qualquer utilizador do Windows sabe que pode controlar as aplicações abertas recorrendo ao Gestor de Tarefas. Este componente é muitas vezes o destino de quem tem problemas e precisa de terminar as aplicações de forma imediata.
A Microsoft, no seu processo de melhoria do Windows 10, colocou uma nova opção para este controlo na zona de gestão de aplicações. Não está visível, mas pode ser usada sempre que tiver dúvidas sobre qual a app a ser terminada.
A nova forma de terminar aplicações no Windows 10
Em primeiro lugar devem aceder às Definições do Windows 10. É aqui dentro que vão encontrar esta opção escondida e que podem usar sempre que precisarem.
A opção que procuram, e que vos levará à gestão de aplicações, é Aplicações. Aí dentro devem encontrar o separador Aplicações e funcionalidades.
Escolher a app que querem terminar
Dentro desse separador devem ter a lista de todas as aplicações que têm instaladas no Windows 10. Só precisam de escolher a aplicação que vos está a dar problemas e que querem parar.
Ao escolherem a aplicação vão ver a presença de 2 botões: Mover e Desinstalar. O que procuram é um link que vos levará às Opções avançadas.
Terminar aplicações no Windows 10
Dentro desta nova área vão ver surgir várias novas opções. A que querem usar é Terminar. Ao escolhê-la vão de imediato terminar o processo dessa app e a mesma deixará de estar ativa.
Se este for um problema recorrente, que esteja a surgir várias vezes sem uma causa aparente, podem sempre optar pela opção Repor. Esta opção irá levar à reinstalação da aplicação, sem eliminar qualquer um dos vossos ficheiros.
Esta pode ser a mais correta alternativa ao Gestor de Tarefas, que muitas vezes não nos consegue mostrar ao certo que aplicação estamos a terminar, o que pode gerar alguma confusão. Usem este novo método para terem um controlo preciso sobre cada uma das apps e qual estão realmente a terminar, sempre que precisam.