Pplware

Regresso da Experiência Windows com o Win Experience Index

Parece ser ponto assente que a versão Windows 8.1 trouxe bastantes melhorias ao sistema operativo mais antigo da Microsoft. A verdade é que podemos afirmar que entramos num novo advento. No entanto algumas funções foram removidas como foi o caso do Índice de Experiência do Windows (WEI), que era nada mais do que uma simples ferramenta que ajudava a aferir a performance do nosso PC com o Windows.

Ora o ChrisPC Win Experience Index é uma ferramenta, em espécie de capricho, para os utilizadores que gostam deste tipo de informação, que permite voltar a obter a classificação do Índice de Experiência com o Windows relativamente à relação Hardware/Performance. Vamos conhecer?

Em suma, podemos afirmar que a acção de benchmarking apresenta-se exactamente da mesma forma como a prévia do Windows. Idealmente devemos encerrar todas as aplicações que tenhamos a correr e iniciar o nosso aplicativo.

A interface não podia ser mais simples, como aliás, se pode verificar pelo screenshot que apresentamos acima – muito similar ao antigo WEI. Para dar início aos testes basta clicar em RE-RUN THE ASSESSMENT e de seguida o programa realiza os seus vários testes, podendo demorar alguns minutos, tudo depende do nosso PC.

Terminadas as avaliações teremos acesso às pontuações obtidas por tipo de hardware:

A avaliação vai de 1 a 9.9 e destaca sempre a pontuação base mais baixa. No meu caso, como poderão verificar, obtive 5.4 no grafismo para jogos, ou seja, algo se passa com a minha GeForce GT425M…provavelmente drivers desactualizados – é o mais comum…ou então hardware mesmo de menor qualidade.

A principal questão que devemos ter em conta prende-se com a fiabilidade dos resultados, ou seja, se são calculados efectivamente como o fazia o Windows antigamente ou se temos algo diferente entre mãos. Na verdade, o Windows 8.1 não traz consigo o WEI como função no entanto o seu código foi mantido e o ChrisPC Win Experience Index faz o aproveitamento desse mesmo código, logo os resultados são credíveis. Evitado será dizer que os resultados podem ser subjectivos depende da perspectiva e em que tipo de benchmark queremos acreditar.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: ChrisPC Win Experience Index 1.05
Homepage: ChrisPC

Exit mobile version