Pplware

Dica: Como proteger uma pasta ou um ficheiro com uma palavra passe no Windows 10

A segurança tem de abranger muitas áreas e, muitas vezes, está há mão de todos e pronta a usar. Um exemplo disso é a forma de proteger um ficheiro ou uma pasta com uma palavra passe. É muito simples e qualquer um pode fazê-lo com alguns cliques. Veja como o pode fazer rapidamente.


Esta possibilidade de proteger ficheiros ou pastas no Windows 10 pode ser usada por qualquer utilizador, garantindo que estes não são abertos sem a respetiva palavra passe, tanto na máquina local como noutro qualquer computador.

Proteger uma pasta ou ficheiro com palavra passe

O primeiro passo é aceder com o explorador de ficheiros do Windows 10 à pasta ou ficheiro que querem proteger. Ao, devem carregar com o botão direito do rato e escolher a opção Propriedades.

De seguida, no separador Geral, devem carregar no botão Avançadas, que está na zona inferior desta janela que abriram.

No passo seguinte devem ativar a opção Encriptar conteúdo para proteger dados. Após isso devem carregar no botão Detalhes.

Na nova janela devem decidir até onde querem aplicar esta proteção. Podem aplicar apenas a uma pasta ou a todas as interiores e ficheiros. No final carreguem no botão OK.

O Windows 10 vai depois apresentar ao utilizador a possibilidade de guardar o certificado e a chave privada usados para proteger os ficheiros ou as pastas. Não são obrigados a fazê-lo, mas é altamente aconselhado que o façam.

Depois de definirem uma palavra passe para aceder, e que será necessária para abrir o certificado, este fica protegido e preparado para ser apenas acedido apenas por quem tiver autorizado.

Caso o tentem fazer noutra máquina ou se tirarem o disco, o conteúdo apresentará apenas lixo incompreensível e sem qualquer sentido.

Para reverterem este processo, só precisam de o repetir e remover a opção Encriptar conteúdo para proteger dados. Podem também ver a qualquer momento, nessa mesma opção, quem tem permissões para aceder aos ficheiros ou pastas.

Mais uma vez fica provado que as ferramentas necessárias estão presentes no Windows 10 e que com alguma persistência podemos usá-las para nosso proveito. Protejam-se e evitem que os vossos dados sejam roubados, quer com esta forma quer com outras que já mostrámos.

Exit mobile version