Foi no início da passada semana que a Microsoft trouxe para os utilizadores do Windows 10 a mais recente atualização. Esta trouxe algumas melhorias e novidades, mas longe do que as anteriores versões apresentaram.
Se o medo de problemas estava presente, a verdade é que tudo foi pacífico nos primeiros dias. Afinal, tudo não passou de uma ilusão e estes estão a chegar. Há já lote de PCs que têm esta atualização bloqueada, tudo por problemas com drivers.
Recomeçam os problemas na atualização do Windows 10?
Este parece ser ainda só um caso isolado, mas a verdade é que é um problema para o Windows 10. A Microsoft resolveu colocar em pausa a instalação da atualização de novembro de 2019 em algumas máquinas.
A razão para esta tomada de decisão parece estar associada a problemas encontrados com alguns drivers Bluetooth. Em concreto, está um driver de hardware de alguns chips Bluetooth da Realtek, quem, segundo a Microsoft, levam a problemas na instalação.
Driver Bluetooth é a causa desta situação
Esta informação, bem como a raiz do problema foram detalhados numa página de suporte da empresa. Aí encontram-se informações sobre as causas desta falha, bem como quais as versões afetadas e que originam o parar da instalação.
A Microsoft tem também instruções de como resolver o problema. Esta passa pela instalação da mais recente versão do driver desse chip Bluetooth do PC. Há ainda que, posteriormente, fazer a tentativa de reinstalação da atualização de novembro.
Microsoft já forneceu a solução para o resolver
O problema maior é que aparentemente esta não é uma atualização automática. O utilizador deverá ter de fazer todo o processo de forma manual. Isso implica descomprimir os ficheiros e depois detetar o problema e forçar a sua instalação.
É ainda apenas uma situação, mas traz à memória de todos os últimos problemas. Esta parece ser simples de resolver e não depende da Microsoft.