A primeira versão final do Windows 11 não veio isenta de problemas. Os utilizadores depressa perceberam que existiam falhas que afetavam apenas alguns computadores com hardware específico.
Em causa estava o desempenho dos processadores AMD que decaiu muito com este novo sistema. Tanto a Microsoft como a AMD prometeram uma solução para breve, algo que está já em testes. As primeiras avaliações trazem boas notícias para os utilizadores.
A falha que a primeira versão do Windows 11 trouxe para os processadores da AMD era bem visível. Com uma perda de desempenho significativa, os utilizadores depressa perceberam que este seria um problema a tratar de forma imediata.
Curiosamente, sem que fosse esperado, também a primeira atualização do Windows 11 acabou por piorar este cenário. Os processadores que já tinham uma lentidão anormal, acabaram por ficar ainda pior e com nova carga de problemas.
We've installed and tested the upcoming @Windows patch (KB5006746) and it seems that it fixes the L3 speed issue that affected the @AMD Ryzen processors on the initial release of Windows 11. pic.twitter.com/7360IHC7Qj
— AIDA64 (@AIDA64_Official) October 18, 2021
No final da semana passada surgiram (boas) notícias para quem acompanhava este tema, e que esperava uma solução. Uma build do programa Insiders trazia o que a Microsoft entendia ser a solução para todos estes problemas dos processadores AMD.
Os testes efetuados revelam agora que esta é mesmo a solução que todos esperavam. O desempenho dos processadores AMD voltou a subir no Windows 11 e não são detetados novos problemas com esta plataforma.
O patch KB5006746 foi avaliado pela AIDA64 e os resultados falam por si. A comparação dos testes em 3 momentos distintos mostra o ganho em desempenho que o processador ganhou ao ver as limitações impostas serem removidas.
Estas são excelentes notícias para quem tem um processador AMD e quer usar o Windows 11. O sistema da Microsoft volta ao seu desempenho normal nesta configuração de hardware e os problemas ficam finalmente no passado. Em breve deverá ser lançado este patch de forma alargada, aos utilizadores da versão estável deste sistema.