A Google nunca se interessou em desenvolver os seus produtos para o Windows, com a clara excepção do Chrome. Sempre preferiu focar-se no ChromeOS e no Android, plataformas que controla e que desenvolve de forma ativa.
Na verdade, e em breve, esta poderá ser uma ideia do passado. Segundo o que se sabe, a Google estará a desenvolver mecanismos para que seja possível usar as contas Google para os utilizadores se autenticarem no Windows 10.
É ainda muito prematuro, mas o código para que seja possível aos utilizadores do Windows 10 autenticarem-se com as contas Google já estará a ser desenvolvido. As primeiras versões foram submetidas para o Chromium Gerrit, o que mostra que está a ser feito trabalho neste sentido.
O código que foi enviado para aprovação tem comentários (“Google Credential Provider for Windows“) que mostram de forma clara que a ideia da Google é desenvolver os mecanismos para que possam ser usadas as suas contas no sistema da Microsoft.
Segundo a documentação da Microsoft, estes fornecedores de identidade podem funcionar a dois níveis, sendo um deles associado a autenticações e à gestão de credenciais. Neste caso seria o Chrome a funcionar como este gestor.
No segundo nível, e este é o que mais interessante será, é feita a criação de mecanismos de autenticação do próprio Windows 10, que podem ser usados pelos utilizadores para aceder ao sistema operativo.
É ainda cedo para saber o que está realmente a Google a criar, mas tudo aponta para que seja o segundo cenário, onde as contas Google se integrarão com o Windows 10 e que possam ser usadas para a autenticação.
Caso se confirme que a Google está mesmo a criar este mecanismo de autenticação baseada nas suas contas, será uma grande adição ao Windows 10. Por agora apenas as contas Microsoft podem ser usadas, mas assim abriria ainda mais este mecanismo, sem a necessidade de criar contas adicionais.