A loucura do Pokémon Go tomou de assalto o planeta e já são poucos os países e os sistemas operativos onde este jogo não está disponível.
O Windows 10 Mobile era a plataforma onde o Pokémon Go ainda não estava disponível, mas agora já se pode usar. Tudo graças a um cliente Open Source, mas que todos podem usar. Vejam como podem ter, finalmente, o Pokémon Go no vosso smartphone com Windows 10 Mobile.
O PoGo-UWP ainda não é a aplicação oficial da Niantic, mas dá já a possibilidade aos utilizadores do Windows 10 Mobile de terem já o Pokémon Go nos seus smartphones. Este é um cliente aberto e acessível a todos, que usa já uma aplicação universal para dar essa possibilidade.
Por não estar ainda oficialmente terminado e publicado na loja de aplicações do Windows, requer que os utilizadores o instalem de forma manual. Não é um processo complicado, mas requer que sejam usados alguns passos pouco habituais para a maioria dos utilizadores.
1 – Criar uma conta de treinador no Pokémon Go
O primeiro passo é a criação de uma conta no jogo. Para isso precisam de aceder ao site Pokemon Trainer Club, onde vão criar essa conta.
Depois disso, devem aceder com a vossa conta ao jogo, usando um dispositivo onde o jogo já esteja oficialmente: usem um iPhone ou um Android. Outra possibilidade é usar o BlueStacks, um emulador de Android. Configurem a vossa conta para poderem jogar.
2 – Activar as funcionalidades de programador
O passo seguinte é prepararem o vosso Windows 10 Mobile para receber a aplicação. Para isso, precisam de activar as funcionalidades de programador, para que assim possam preparar e enviar a aplicação para o telefone.
Acedam às definições e depois naveguem para Actualizar e segurança e Para programadores. Para activarem o que precisam escolham a opção Modo de programador.
Activem também a opção Deteção de dispositivos e Portal do dispositivo. Devem também anotar o endereço ip em que o Portal vai estar disponível, que deverá ser um endereço ip da rede sem fios onde estão ligados.
3 – Enviar a aplicação para o smartphone
O primeiro passo é descarregarem os 3 ficheiros (PokemonGo-UWP_1.0.3.0_ARM_Debug.appx, Microsoft.NET.CoreRuntime.1.0.appx e Microsoft.VCLibs.ARM.Debug.14.00.appx) que compõem a aplicação e colocá-los num pasta comum.
De seguida, acedam ao Portal, através do endereço ip que recolheram quando configuraram as funcionalidades de programador. Podem necessitar de registar o dispositivo no Windows 10 Mobile. Devem verificar esta parte no vosso smartphone, na zona Deteção de dispositivos, no botão Emparelhar.
No Portal do vosso smartphone devem escolher a zona Apps, do lado esquerdo e procurar por Install app. Carreguem o ficheiro PokemonGo-UWP_1.0.3.0_ARM_Debug.appx como App package e os outros dois ficheiros como Dependency.
Por fim, na zona Deploy, escolham o botão Go. A aplicação será enviada para o smartphone e ficará pronta a ser usada.
4 – Usar a aplicação PoGo-UWP
Depois da aplicação ser enviada para o Windows 10 Mobile ficará de imediato disponível. Procurem por PoGo-UWP e lancem-na. De seguida, só precisam de colocar os dados da vossa conta para começarem a jogar.
Lembrem-se esta é ainda uma versão beta e que por isso pode ter erros. O importante é que permite que possam já jogar Pokémon Go no vosso Windows 10 Mobile, algo que muitos julgavam que seria impossível.
O vídeo abaixo mostra todo o processo que é necessário executar, ajudando os utilizadores que tiverem dúvidas ou que necessitem de algum apoio adicional.
Ainda não é a versão final e nem sequer o cliente oficial para Pokémon Go, mas é a forma mais simples de dar a todos os utilizadores do Windows 10 Mobile o acesso ao jogo que está a revolucionar a Internet e todo o planeta.
Até haver uma versão oficial da Niantic, esta terá de ser a forma usada, algo que muitos já vão achar bastante satisfatória, só pelo facto de dar acesso ao jogo. Boa caçada a todos os que a partir de agora vão ter acesso ao jogo!