Pplware

O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)

4º artigo da rubrica “O Windows desde… sempre!”.

Quase 3 anos depois do lançamento da versão 2.03 do Windows, a 22 de Maio de 1990 é lançado o Windows versão 3.0!

Foi a mais bem sucedida versão do Windows naquela altura e foi também uma grande rival quer para o Macintosh da Apple quer para o Commodore Amiga, estes que iam já mais avançados na interface gráfica. Mas que novidades trouxe esta versão n.º 3.00.73?

Windows 3.0

Esta versão do Windows foi realmente um grande sucesso: vendeu cerca de 10 milhões de cópias tornando-se na mais vendida interface gráfica da história da computação, devendo o seu enorme sucesso a isso mesmo.

Já suportava gráficos avançados de 16 cores e tinha total suporte para o mais avançado processador da Intel, o Intel 386. Este processador foi essencial na impulsão da popularidade deste Windows 3.0. Também essencial foi o lançamento de um novo kit de desenvolvimento de software Windows (SDK) permitindo que os programadores se despreocupassem agora com os drivers de dispositivos e trabalhassem exclusivamente no desenvolvimento de aplicações.

Tal como é possível ver nas imagens, até a interface de instalação foi totalmente remodelada onde, ao invés de possuir um ambiente de MS-DOS como nas versões anteriores, ganhou cor na configuração inicial (veja-se que se assemelha bastante à interface de instalação do Windows XP que conhecemos) e, após instalar a disquete número 2 (num total de 4 disquetes de 1.44MB), a nova interface foi de imediato revelada!

Relativamente a aplicações, as grandes novidades foram:

A par com essas novidades, a aplicação do ambiente de desenvolvimento foi totalmente reescrita e os ícones foram todos significativamente melhorados.

Os requisitos deste sistema operativo são:

Vamos testá-lo!

À semelhança do artigo anterior, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se apenas a 2ª parte do ponto 8 do procedimento desse 1º artigo. Note-se que a 1ª parte desse mesmo ponto é essencial, caso contrário o rato não funcionará correctamente.

Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.

Esta foi, provavelmente, a versão do Windows com mais impacto no mundo… ou será que foi o Windows XP?

Artigos relacionados:

Disco rígido virtual


Requisitos: Virtualbox


Download: Disco virtual do Windows 3.0 [1.72 MB] (password: pplware_trial30dias)

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                    Recuso

Exit mobile version