Pplware

O Windows 10 já permite correr o Windows dentro do Windows

Lentamente a Microsoft vai trazendo para público novas funcionalidades, a maioria delas úteis e pedidas pelos utilizadores deste novo sistema operativo.

Há, no entanto, algumas que são muito específicas e que estão guardadas para os utilizadores mais exigentes e mais “geeks”. Uma delas é a capacidade de correr máquinas virtuais com Windows dentro de outras máquinas virtuais a correr já dentro do Windows 10. Complicado? Nem por isso na verdade!

Uma limitação que existia no Windows até agora era a possibilidade de corrermos máquinas virtuais dentro de outras máquinas virtuais.

Mas, os programadores que estão a desenvolver o Windows resolveram agora ultrapassar este impedimento e o Windows 10 passa a poder correr estas cascatas de máquinas virtuais, herdando todas as características do hardware base e que permite correr a primeira máquina virtual.

A novidade baseia-se numa melhoria dos mecanismos de virtualização do Windows 10 que agora permitem virtualizar também o hardware, que é levado para dentro da primeira máquinas virtual que é criada, algo que até há pouco tempo era impossível.

O anúncio desta novidade (estranha) foi feito pelo homem forte do Windows 10, em todas as suas versões, Gabe Aul. Em mais um tweet, revelou ao mundo de forma bem divertida que a novidade estava presente.

Para poderem testar esta funcionalidade precisam de ter a mais recente build do Windows 10, que foi lançada esta semana. Esta é a primeira vez que está presente e disponível a virtualização em cascata.

Depois é necessário que tenham um processador Intel com suporte VT-x, algo que encontram em qualquer processador moderno.

Com estes dois requisitos e com a consciência de que algumas funcionalidades não vão correr de forma directa, podem dar largas à vossa imaginação e testar esta futura novidade do Windows 10.

Esta novidade pode parecer estranha para a maioria dos utilizadores, mas em sistemas cloud, em que as máquinas disponibilizadas são elas já máquinas virtuais, são abertas agora portas para novas utilizações e novas potencialidades.

Para o normal utilizador do Windows 10 é apenas uma curiosidade e uma forma de testar as capacidades das suas máquinas, ao metê-las a correr VMs dentro de VMs, de forma recursiva.

Exit mobile version