Pplware

O que podemos fazer com um Windows Server 2012? Parte I

No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos.  Apesar de hoje em dia os sistemas operativos móveis serem o centro das atenções, há sistemas que são fundamentais nas empresas e que fazem parte estrutura da Internet.

Hoje vamos dar início a uma rubrica que terá como objectivo ensinar a instalar e a configurar um conjunto de serviços no Windows Server 2012. Vamos lá!

Como referido, pretende-se com estes tutoriais ensinar a explorar o Windows Server 2012 e a instalar/configurar serviços como Active Directoy, DNS, DHCP, etc. Para começar vamos ensinar a instalar este sistema operativo (processo muito idêntico ao do Windows 8). A elaboração deste tutoriais recorrem ao Virtualbox para virtualizar o Windows Server 2012.

Para instalar o Windows Server 2012 deverá seguir os seguintes passos.

Passo 0 – Depois de arrancar com o sistema, é apresentado o título logótipo do Windows

Passo 1 – Em seguida escolhemos:

Passo 2 – E agora é só mandar instalar.

Passo 3 – De seguida, escolhemos qual o sistema operativo a instalar. No nosso caso vamos optar pela versão Windows Server 2012 Standard

Passo 4 – No próximo passo definimos o tipo de instalação que pretendemos:

Passo 5 – Como vamos proceder a uma instalação de novo, é necessário indicar em que disco vamos instalar o sistema. Para isso carregamos em Opções da Unidade

em seguida carregamos em Novo

… e uma vez que vamos aproveitar todo o espaço de disco (o nosso disco virtual tem 20 GB), o layout de partições ficará do seguinte modo.Depois seleccionamos a partição Primária e carregamos em Seguinte

Passo 6 – O processo de instalação irá iniciar-se. No nosso caso demorou cerca de 40 minutos.

Passo 7 – Após a instalação é necessário escolher uma password para o Administrador

…. e está feito! O sistema está instalado. Basta que primam Ctrl + Alt + Delete

…introduzam a password definida no passo 7 e dêem Enter!

Num próximo tutorial iremos começar por explorar a interface apresentada na imagem seguinte, interface essa que nos permite configurar facilmente o nosso servidor.

Aqui fica uma imagem com o Ambiente de trabalho tradicional

Espero que tenham gostado deste primeiro tutorial. Para irmos de encontro as necessidades dos utilizadores, gostaríamos de saber quais os serviços que gostariam de ver abordados nesta rubrica. Até ao próximo tutorial.

Exit mobile version