Em qualquer sistema operativo é comum existirem erros e o Windows não é excepção! Quando tal acontece (ou pelo menos quando nos apercebemos), é nosso instinto pesquisar de imediato na Internet por uma solução ou então perguntar a alguém que nos possa ajudar.
No entanto, como nem sempre temos detalhe daquilo que aconteceu, o melhor é ir pesquisar aos logs do sistema.
Tudo (ou quase tudo) o que acontece no PC fica registado no sistema de logs do Windows. O sistema operativo da Microsoft regista todos os eventos que acontecem no PC e oferece uma ferramenta gráfica que permite ver facilmente todos esses registos, o Windows Event Viewer.
Como abrir o Event Viewer?
No Windows 8 basta carregar na tecla do Windows + X e depois escolher Event Viewer
Depois de aberto o Event Viewer, podemos de imediato verificar que o mesmo apresenta informação em categorias.
- Eventos de aplicações (programas). Os eventos são classificados como erro, aviso ou informações, consoante a gravidade do evento. Um erro é um problema significativo, tal como perda de dados. Um aviso é um evento que não é necessariamente significativo, mas que poderá indicar um possível problema futuro. Um evento informativo descreve uma operação bem sucedida de um programa, controlador ou serviço.
- Eventos relacionados com segurança. Estes eventos são denominados auditorias e são descritos como com êxito ou falhados, consoante o evento; por exemplo se a tentativa de início de sessão de um utilizador no Windows teve êxito ou não.
- Eventos de configuração: Nos computadores que são configurados como controladores de domínio serão apresentados registos adicionais neste registo.
- Eventos do sistema: Os eventos do sistema são registados pelo Windows e por serviços do sistema Windows e são classificados como erro, aviso ou informações.
- Eventos reencaminhados: Estes eventos são reencaminhados para este registo por outros computadores.
O utilizador pode facilmente navegar entre as categorias e verificar os registo de informação, erro ou alertas.
Carregando com o botão do lado direito do rato sobre cada categoria é possível exportar os logs, filtrar, apagar, criar uma vista personalizada, etc.
Sempre que tenham algum tipo de problema com o vosso sistema/PC, não se esqueçam de cosnultar os logs para obterem detalhes do que se passou.