Pplware

Conheça o novo Explorador de Ficheiros do Windows 10

O Windows 10 tem estado a ser desenvolvido pela Microsoft de forma firme e a um ritmo rápido. Sempre que surge uma nova atualização é certo que aparece uma novidade ou uma nova funcionalidade.

Com a última build, integrada no programa Insiders, surgiu a possibilidade de ser usado o novo Explorador de Ficheiros, já criado na UWP (Universal Windows Platform). Vamos conhecê-lo e ver como o podem usar.


Cada vez mais o Windows 10 está preparado para ser usado em dispositivos touch. Por essa razão a sua interface tem estado a mudar e a adaptar-se.

Não é por isso estranho que a Universal Windows Platform comece a estar cada vez mais presente, em especial nas aplicações nativas do Windows 10. O Explorador de Ficheiros parece ter sido agora o mais recente alvo e está já quase pronto a ser usado.

Como ativar o novo explorador de ficheiros do Windows 10

Para poderem usar a versão UWP do explorador de ficheiros, precisam, em primeiro lugar, de estar a usar a build 15063. Depois basta criarem um novo atalho no Desktop, clicando com o botão direito do rato e escolhendo no menu de contexto Novo e depois Atalho.

explorer shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App

Basta colocarem a localização indicada acima e darem-lhe o nome que preferirem. No caso de não indicarem nada, será usado o nome Explorer.

Isto levará à criação de um novo atalho do desktop, que vão poder usar de imediato, bastando para isso que cliquem duas vezes no seu ícone.

Como usar o novo explorador de ficheiros do Windows 10

Este novo explorador de ficheiros é uma versão muito básica da versão que há vários anos acompanha o Windows. Parece ser a continuação do explorador de ficheiros que o Windows 10 Mobile e mantém a sua linha minimalista.

Muitas das funcionalidades que nos habituámos a usar no explorador de ficheiros não estão presentes, e não se esperando que sejam criadas. É apenas possível usar as funcionalidades mínimas, tal como se esperaria de uma aplicação criada e dedicada a ecrãs de toque.

Também a gestão de ficheiros está reduzida ao mínimo, sendo as opções possíveis as que encontrávamos na versão criada para o Windows 10 Mobile.

No geral este explorador de ficheiros parece pronto para ser usado, mas os utilizadores vão ter de pesar se a sua usabilidade em ambientes móveis compensa a sua falta de opções.

A verdade é que a Microsoft continua a desenvolver o Windows 10 para se adaptar a qualquer dispositivo e este explorador de ficheiros é mais uma prova de que este é o caminho a ser tomado.

Exit mobile version