Se a expectativa dos utilizadores em testar a nova build 10051 do Windows 10 para dispositivos móveis era elevada, depressa perceberam que esta ainda está muito verde. O pior foi quando os seus dispositivos não conseguiram ser revertidos para o Windows Phone 8.1 e ficaram bloqueados.
A Microsoft avaliou este problema e lançou uma nova versão do Windows Phone Recovery Tool (WPRT), que consegue trazer de volta os Lumia que tinham ficado bloqueados após a recuperação da instalação do Windows 10
A chegada desta nova build do Windows 10 veio alargar a utilização deste novo sistema operativo a muitos mais smartphones Lumia.
Mesmo alertados para o facto de ser uma versão de testes e com problemas diversos, os utilizadores dos equipamentos Lumia acorreram a testá-la e a constatar que não está ainda pronta para uma utilização no dia-a-dia.
Recorrendo às ferramentas que a Microsoft tem disponíveis, realizaram o processo de recuperação dos equipamentos, tentando colocá-los de novo com o Windows Phone.
Se a maioria conseguiu recuperar os seus telefones, e teve de volta o sistema anterior, muitos depararam-se com problemas grandes e que deixaram os seus smartphones inutilizados. A maioria dos problemas foram reportados em smartphones Lumia 520, 521, 525 e 526, mas este problema foi também encontrado noutros modelos.
Os sintomas eram simples de identificar e manifestavam-se pelo aparecimento da palavra Nokia sobre um fundo vermelho ou o completo bloqueio do equipamento após o processo de arranque.
Depois de uma análise ao problema, a Microsoft conseguiu agora encontrar uma solução e lançou uma actualização ao Windows Phone Recovery Tool, ferramenta usada no processo de reinstalação e recuperação dos dispositivos Lumia, para a implementar.
Esta nova versão, a 1.2.4, está já disponível e pode ser descarregada e depois actualizada através do próprio Windows Phone Recovery Tool. Caso já a tenham instalada, devem apenas procurar a actualização no Windows Phone Recovery Tool.
A forma encontrada pela Microsoft para resolver o problema passa por diminuir o tamanho dos dados e a velocidade com que eram transferidos.
Passam a ser transferidos pacotes de dados com 128KB ao contrário dos anteriores de 2MB. Esta mudança diminui também a taxa de escrita, que passa de 8MB/s para 5MB/s.
Para recuperar os dispositivos que tenham ficado neste estado, a Microsoft recomenda que instalem a nova versão do Windows Phone Recovery Tool e que tentem nova recuperação.
Caso o smartphone não seja detectado, devem seguir o procedimento definido no próprio Windows Phone Recovery Tool para estes casos.
Após seguir os procedimentos do Windows Phone Recovery Tool o smartphone deve voltar a arrancar com o Windows Phone 8.1 e a sua recuperação deve ter sido bem sucedida.
Algum dos nossos leitores foi vítima deste problema? E esta solução foi suficiente para o contornar?