A chegada do novo sistema operativo móvel da Microsoft está para muito breve. O Windows 10 tem estado a ser testado por muitos Insiders, que build a build vão vendo os progressos feitos.
Mas a mais recente build lançada tem um problema grave e que pode causar problemas se for usada um equipamentos não suportados. Está disponível para qualquer equipamento e o problema está mesmo aí.
A nova build do Windows 10 Mobile, com o número 10536.1004, foi lançada ontem e está já disponível para todos os que estão nos círculos de lançamento rápido (“fast ring”) do programa Insider.
Esta nova build resolve alguns dos problemas que surgiram nas versões anteriores e que assim preparam o Windows 10 Mobile para o seu lançamento.
Mas esta build traz com ela um problema que pode ser grave em determinadas situações. Ao contrário de outras builds anteriores, que verificava o suporte para os equipamentos onde estava a ser instalada, a build 10536.1004 deixou de fora estas verificações essenciais.
Na prática pode ser instalada em qualquer smartphone, mesmo que não exista suporte, o que pode causar problemas ao equipamento.
O alerta surgiu por Gabriel Aul, que no Twitter alertou para os perigos de aplicar esta build em telefones não suportados.
@iamcadz @cherrymobilePH DO NOT INSTALL unless your phone is on the list of supported devices. Won’t work and you’ll need to reflash.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 15 setembro 2015
Este deverá ser um problema resolvido na próxima build, onde as validações dos equipamento vão voltar a ser feitas.
Mas para além deste problema, a nova build 10536.1004 traz algumas novidades interessantes, que pode conhecer abaixo.
O que há de novo na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:
- Insider Hub está de volta ao Windows 10 Mobile.
- Corrigidos os problemas com o hotspot.
- Suporte para a actualização tanto do Windows Phone 8.1 como do Windows 10 Mobile.
- Corrigida a autenticação de dois factores, sendo possível configurar por SMS ou chamada telefónica.
- O ecrã de arranque aparecerá correctamente. O loop infinito no reiniciar do dispositivo não aparece mais.
- Corrigido o problema com o “Do not disturb”.
- A data e a hora já não aparecem com atraso ao desbloquear o smartphone
- Zoom já pode ser aplicado correctamente na aplicação mapas.
Mas como em qualquer build, existem novos problemas, que devem ser resolvidos em breve.
Problemas conhecidos na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:
- Depois de reiniciar o smartphone não aparecem notificações até que o ecrã seja desbloqueado. Depois deste passo as notificações são mostradas correctamente.
- Se tocar na opção “zStorage”, o menu de configuração colapsará e voltará ao ecrã inicial.
- Upload de imagens para o Onedrive pode não funcionar correctamente. Garanta que tem a última versão do OneDrive (17.2) e active o carregamento automático no menu de configuração do dispositivo móvel.
- Os membros do programa Insiders, do ciclo lento não podem mudar para o ciclo rápido. Será preciso voltar ao Windows Phone 8.1 e mudar a partir de dai.
- O download de idiomas adicionais para o teclado e voz não estão a funcionar correctamente para alguns utilizadores.
O processo de actualização para esta nova build não é directo e pode dar algum trabalho aos Insiders, mas tudo se processa de forma automática.
Em primeiro lugar é necessário instalar a build 10514 e de seguida a build 10536.1000. Depois desse passo é que é possível instalar a nova build 10536.1004.
Segundo alguns Insiders que já realizaram este processo, pode haver alguma lentidão no processo, com equipamentos a ficarem bastante tempo sem avançar no processo (0%) e demorando mais de 2 horas a completar o processo.
Estes são problemas normais em versões de testes destas e que vão ser resolvidos no futuro. São passos que são necessários percorrer para que se possa chegar ao sistema com a estabilidade pretendida.
Provavelmente no dia 06 de Outubro vão surgir novidades e o Windows 10 Mobile será de certeza uma delas, com os novos equipamentos Lumia topo de gama a serem apresentados.