Pplware

Não compre um router/firewalll….Use o pfSense

Como sabemos, o sistema operativo Linux é bastante flexível e permite implementar facilmente muitos serviços fundamentais numa rede de dados. De referir que muitos dos equipamento activos de rede que conhecemos têm dentro o sistema operativo Linux “embrulhado” numa caixa bonita.

No  pplware já ensinamos como configurar vários servidores Web como por exemplo oCherokee, o Lighttpd e o popular Apache (todos eles com suporte para Apache + PHP e MySQL). Já conhecemos também a distribuição Vyatta e alguns serviços que disponibiliza (como por exemplo DHCP), entre outros serviços. Também já apresentamos o IPFire que permite implementar facilmente serviços de firewall, proxy, file server, VPN, etc. Hoje vamos conhecer o pfSense que permite transformar uma simples máquina num router/firewall.

O pfSense é uma solução gratuita, baseada no FreeBSD, que permite transformar qualquer máquina num super e potente router/firewall. Esta plataforma é bastante popular e adaptável a qualquer cenário de rede de dados (ex. rede doméstica, rede empresarial, rede universitária, etc).

O projecto pfSense iniciou-se em 2004, como um fork do popular m0n0wal,  tendo como principal objectivo transformar um simples PC num router/firewalll e não dependendo de qualquer hardware específico.

Principais funcionalidades

Firewall

Network Address Translation (NAT)

Balanceamento de carga

VPN

Servidor PPPoE

Gráficos RRD

Os gráficos pfSense RRD matêm o histórico das informações sobre o seguinte:

DNS Dinâmico

Um cliente DNS Dinâmico está incluído para que se possa registar o nosso endereço IP público com um número de serviços de DNA dinâmico:

Captive Portal

O Captive Portal permite que se force a autentificação, ou o redireccionamento para uma página de acesso à rede. Isto é normalmente usado em redes com hotspot, mas também é amplamente utilizado em redes corporativas como uma camada adicional de segurança em wireless e acesso a Internet.

DHCP Servidor e Relay

No próximo artigo iremos ensinar a instalar e configurar esta plataforma fantástica, podendo qualquer um de vocês transformar o vosso PC antigo num potente router/firewall. Estejam atentos!

Qual a vossa primeira impressão destas super solução ?

Exit mobile version