O fim do suporte da Microsoft às versões mais antigas do Internet Explorer aconteceu no início da passada semana. Agora apenas a versão 11 deste browser e o Edge são os navegadores suportados e com actualizações de segurança.
A reacção da maioria dos utilizadores foi o descrédito por usarem outros browsers, mas a verdade é que todos os utilizadores do Windows têm de fazer esta actualização para estarem realmente seguros.
Para a maioria dos utilizadores o fim do suporte às versões mais antigas do IE pode ser ignorado porque existem outros browsers disponíveis e provavelmente até já instalados e em uso. Com estes browsers o IE pode ser abandonado e os problemas de segurança deixam de existir.
Mas a verdade é que esta não é uma verdade universal e todos os utilizadores do Windows 7 e do Windows Server 2008 R2, as mais antigas versões do Windows ainda suportadas, devem actualizar o IE para a versão 11.
Esta é uma informação fornecida pela própria Microsoft, através de uma publicação de Pat Altimore no MSDN.
On January 12, 2016, only the most current version of Internet Explorer available for Windows will be supported. For older OS such as Windows 7 and Windows Server 2008 R2, you will need to upgrade to IE11. Even if you don’t use IE on a PC such as a server, you should upgrade to the latest version of the IE browser
Mas porque é necessário actualizar?
Não é explicado em detalhe a razão pela qual é imprescindível a necessidade desta actualização, mas é lógica a sua importância. Tal como noutros sistemas operativos, o browser e os seus elementos não são usados exclusivamente para a navegação na Internet e para a apresentação de páginas web.
Há outros elementos, que também eles fazem parte do browser, que são usados noutros contextos dentro do SO e que necessitam de ser actualizados e protegidos contra problemas de segurança.
If you aren’t upgraded to the current version of IE, you won’t be able to apply the current security updates. This could result in some Windows components not being serviced. To ensure applications using components (e.g. Web Browser control) are fully patched, update to the latest version of IE and apply future cumulative IE updates.
Para os manter é então essencial que seja feita a actualização e que no futuro as actualizações lançadas pela Microsoft sejam também aplicadas.
E se remover o IE o problema desaparece?
Na verdade não, o problema não desaparece com a eliminação do IE e a razão é simples. Estes elementos não estão apenas no Internet Explorer e são essenciais para outros elementos do Windows.
Desta forma, mesmo que não estejam visíveis os processos do Internet Explorer, parte destes estão presentes e a correr, associados a outros processos.
Tal como os demais elementos, também estes necessitam de ser actualizados para versões mais recentes, o que apenas se consegue com a actualização para o IE 11, tal como tem sido aconselhado.