Pplware

Já não é possível remover aplicações nativas do Windows 10

A Microsoft, como é normal, dotou o Windows 10 com um conjunto de ferramentas que entende serem essenciais para o podermos usar. São adições óbvias e que precisamos de ter sempre connosco.

Nas primeiras versões do Creators Update, a próxima grande actualização do Windows, tinha surgido a possibilidade destas aplicações serem removidas, mas aparentemente a Microsoft removeu essa opção na mais recente build lançada.

Foi com extremo agrado que os utilizadores do programa Insider do Windows 10 receberam, em Outubro do ano passado, a novidade de poderem remover as aplicações nativas do Windows. Uma vez que nem todos as usam, tornou-se assim simples retirar do sistema as aplicações de que não necessitam.

Mas a mais recente build a chegar ao programa Insiders, a 15014, trouxe más notícias para os utilizadores, pelo menos para alguns. A opção de remover as aplicações nativas, deixou de estar disponível, ficando agora o botão de desinstalação a cinzento e inacessível, como acontecia antes.

Microsoft silently removed the ability to uninstall their pre-loaded apps from the Creators Update! from Windows10

 

A queixa desta situação surgiu inicialmente no Reddit, onde o utilizador jantari relatou que, após instalar a nova build, essa opção teria deixado de funcionar. Apesar de haver outros utilizadores que confirmam esta situação, a ausência de botão de desinstalação não parece ser global, uma vez que vários utilizadores relatam que ainda a vêem disponível.

Esta opção de remoção das aplicações nativas está nas Definições, na zona dedicada às aplicações instaladas, onde estas podem ser geridas.

Como alguns comentários revelaram, a remoção destas aplicações ainda pode ser feita com recurso à PowerShell, mas não é a forma mais simples e intuitiva de o fazer.

A Microsoft ainda está a testar algumas das novidades que o Creators Update vai trazer e o mais provável é que algumas não cheguem à versão final. Esta poderá bem ser uma das que vai ficar pelo caminho.

Exit mobile version