O Windows 10 Mobile chegou! Aguardado por muitos, que esperaram pacientemente para o poder testar na sua versão final. Mas depois de 3 dias de utilização muitos começam a querer voltar para o Windows Phone, pelas mais variadas razões.
Felizmente a Microsoft deixou essa porta em aberto e é simples voltar para a versão anterior. Vamos ver como o podem fazer de forma simples e rápida.
Já se sabe que o Windows 10 Mobile está fora de um vasto leque de equipamentos, pela falta de RAM e de outros recursos. Todos os outros que podem receber esta versão têm estado a testá-la e a conhecer todas as novidades.
Mas, tal como em todas as versões de todos os sistemas operativos, existem utilizadores insatisfeitos e com vontade de reverter a actualização. Este foi um passo que a Microsoft previu e por isso é possível. Vejam abaixo os passos que devem realizar para o conseguir.
Fazer cópia de segurança do Windows 10 Mobile
Uma vez que este processo implica a reinstalação completa do Windows Phone, todos os dados do telefone são eliminados. É por isso recomendado que façam uma cópia de segurança dos vossos dados.
Para iniciar a cópia de segurança manual no Windows 10 Mobile, aceda a Definições > Atualização e segurança > Cópia de segurança > Mais opções > Criar cópia de segurança agora.
No final dessa cópia de segurança podem avançar com o processo de instalação do Windows Phone 8.1.
Reverter para o Windows Phone 8.1
Agora que tem a sua cópia de segurança feita, é hora de voltar ao Windows Phone 8.1. Para isso deve, num computador com o Windows (7,8,1 ou 10), instalar a ferramenta de suporte da Microsoft: o Windows Device Recovery Tool
Instalem-no e lancem-no para que se preparam para a sua utilização. O primeiro ecrã vai indicar que não consegue encontrar o vosso smartphone. Esta é uma mensagem normal.
Para avançarem devem em primeiro ligar o vosso smartphone ao PC, usando para isso o cabo USB. Nessa altura o Windows Device Recovery Tool já deverá conseguir encontrar o vosso smartphone.
Caso seja o correcto, e não existem razão para que não seja, uma vez que só ligaram um, podem escolhê-lo para avançarem.
O Windows Device Recovery Tool vai então averiguar qual a versão instalada no vosso telefone e a que tem nos servidores da Microsoft. Essa informação vai depois ser apresentada.
Caso pretendam fazer o downgrade devem carregar no botão Reinstalar o software.
Recordem-se que este processo elimina os dados todos do vosso telefone e não pode ser revertido. Devem fazer uma cópia de segurança, como indicado antes.
O Windows Device Recovery Tool vai alertar para esse ponto e recordar também da necessidade dessa cópia.
O primeiro passo do restauro é a transferência do sistema operativo para o vosso computador. Este será um processo rápido, mas mesmo assim são 1.7GB, o que em ligações mais lentas poderá demorar mais tempo.
Depois de descarregado o sistema operativo é hora deste ser colocado no equipamento. Este é mais um processo rápido, mas em que o smartphone não deve ser desligado ou o cabo removido.
O smartphone irá reiniciar algumas vezes e o Windows irá também alertar para problemas na ligação. Deve ignorar esses alertas.
No final deste processo é apresentada uma mensagem de sucesso, indicando que o novo sistema operativo está instalado e que a operação foi concluída com êxito.
O vosso smartphone deve agora reiniciar com as definições de fábrica e precisa por isso de ser reconfigurado.
Se realizaram o backup e querem recuperar os dados devem procurar essa opção durante o processo de configuração. Esta reposição é completamente automática e demora apenas alguns minutos.
Podem também optar por partir com uma instalação limpa e tratar o vosso smartphone como se o estivessem a ligar pela primeira vez.
Apesar de terem removido o Windows 10 Mobile, recordem-se que muito em breve ele será proposto na forma de uma actualização do Windows Phone e provavelmente não vão ter forma de a recusar. Até lá, gozem bem o vosso Windows Phone 8.1.