Pplware

MusicBee, possível substituto Winamp?

O Winamp foi um leitor multimédia «fiel amigo e companheiro» de longa data, mas infelizmente acabou. É certo que já falamos de várias alternativas que poderiam substituir este poderoso leitor mas o consenso não foi geral. O objectivo deste artigo não é promover a discussão entre os leitores mas sim promover este fantástico software, mais do que candidato a leitor multimédia preferido…

Numa resumida apresentação, podemos definir o MusicBee como uma aplicação multimédia, ideal para colecções extensas de músicas, que oferece uma fácil utilização e, mais importante, uma fácil gestão aliada a um extenso conjunto de extras…Vamos conhecer?

Organização é a palavra-chave do MusicBee. A aplicação procura e reproduz ficheiros estejam eles no computador, em discos ou positivos de armazenamento externos ou até mesmo na Web.

Além da sua capacidade como gestor e organizador, o MusicBee apresenta uma forma segura e eficaz ripar CDs de música nos mais variados formatos, seja um só ficheiro seja todo o álbum completo.

A sincronização com o MusicBee passará a ser uma constante. E quando falamos de sincronização significa que podemos ter os mesmos conteúdos (bibliotecas multimédia, podcasts ou listas de reprodução) em qualquer dispositivo portátil. Torna-se assim uma ferramenta perfeita para sincronizar com iPods (mas não na versão iTouch e/ou iPhone 2.0+), leitores MP3, MP4, entre outros.

Como dito previamente, é possível não só converter ficheiros (MP3, OGG, FLAC, etc) como também normalizar o volume do áudio, actualizar e acrescentar informações perdidas relativas a uma musica e até mesmo descarregar a capa do album associada através da Internet.

As vantagens do MusicBee são mais do que óbvias. O leitor não se fica por um formato, sendo compatível com os formatos da net mais conhecidos, podcasts e, até mesmo, estações de rádio online. Tudo num só local, de forma simples e verdadeiramente eficaz: tudo dentro do Musicbee.

Ao nível da interface não podia ser mais simples de compreender o programa: 3 divisões definem o programa com as mais variadas informações: o explorador da localização dos nossos conteúdos – também conhecido por biblioteca, o leitor – neste caso com as listas de reprodução – e as músicas em reprodução.

Enquanto toca a música que seleccionamos, ou que deixamos o programa escolher por nós com o modo aleatório, serão mostradas informações sobre as funções disponíveis bem como detalhes sobre a música: nome, autor, género, tempo e nota recebida – no caso da nota recebida podemos nós mesmos definir qual a pontuação que consideramos para aquela determinada música.

A capa do album é exibida do lado direito, caso seja encontrada uma. No caso de não ser podemos de forma automática procurar pelo Artwork, directamente através do MusicBee. Outra mais-valia reside no facto de podermos, também, ver as letras da música em execução ao clicar em Lyrics.

A biblioteca de música mostra todo o nosso conteúdo ao nível de músicas, especialmente se tivermos em conta que na primeira execução do programa somos indagados para indicar a localização base para as nossas músicas. Podemos importar músicas da biblioteca do iTunes ou até mesmo da Last.fm.

Novas localizações fonte poderão ser acrescentadas à posteriori à nossa biblioteca. Basta clicar em FICHEIRO ->RELER/ADICIONAR FICHEIROS. Aí podemos escolher, de novo, as pastas com as quais pretendemos trabalhar e onde estarão, claro, as nossas músicas.

Também a escuta de Podcasts foi facilitada, sendo possível adicionar o serviço de Podcasts favoritos tornando-se desnecessário, de futuro, ter de consultar os sites directamente podendo ouvi-los com o MusicBee.

E quem fala em podcasts também fala nas rádios online. Neste campo podemos também definir as nossas rádios favoritas para deixar o MusicBee reproduzir a emissão em stream directo disponível, sem necessidade de abrir o explorador de Internet ou mesmo de leitores terceiros.

 

As playlists são uma constante desta ferramenta. A sua criação é muito simples e permite-nos compilar as nossas músicas favoritas numa colectânea à nossa medida. Todas as músicas que nos agradem podem ser arrastadas directamente para a playlist que estamos a criar.

De forma a evitar ter de criar uma nova playlist cada vez que carregamos o programa podemos gravar cada personalização que fazemos melhorando os tempos de acesso às mesmas.

Dedicado à música, como temos vindo a aperceber-nos até ao momento, o MusicBee oferece um explorador de internet interno, que nos permite procurar os mais variados sites de música. Este explorador foi pensado para funcionar como uma espécie de lista de favoritos na Internet, onde qualquer site pode ser adicionado desde possua conteúdos musicais.

No campo das pesquisas, o MusicBee permite ir mais além: podemos assim procurar por uma determinada música ou artista que num preciso momento nos escapa da memória sendo apenas necessário escrever um texto no campo de Pesquisa.

Já no menu CONTROLOS podemos achar as funções standard dos habituais reprodutores. Entre essas funções encontramos: o equalizador, a reprodução aleatória, repetir música, entre outras. .

Ora como nem todas as músicas possuem o mesmo volume, tudo depende do estúdio e da editora, a normalização automática do volume pode ser uma grande valência. Assim, o Smart Gain permite ajustar volume de forma optimizada, garantindo uma estabilização ao nível de alturas do som.

As tags, etiquetas, são peça fundamental na organização das nossas músicas e o MusicBee não facilitou em nada. Podemos então adicionar ou remover quantas tags desejarmos aos nossos ficheiros, com um procedimento relativamente fácil: basta clicar na música que queremos editar com o botão direito do rato e escolher EDITAR. Abre-se uma janela com as opções disponíveis e onde podemos adicionar/remover tags.

No campo das personalizações, o MusicBee não deixou a coisa por mãos alheias e aplicou-se ao máximo. Assim, o programa confere ao utilizador a possibilidade de realizar ajustes à interface com a aplicação dos mais diversos tipos de Skin – com definições de aspectos e cores nas mais extensas opções.

Para quem gosta ou prefere minimalismos é possível reduzir o tamanho do player consideravelmente, tal como se vê no screenshot acima. Quando o leitor está minimizado, a passagem para uma nova faixa é informada numa janela de pop-up na bandeja do sistema.

Quem gosta de ver alguns efeitos enquanto tocam as suas músicas poderá encontrar também um visualizador, com vários tipos que vai reagindo aos sons da música, conforme poderão conferir no vídeo abaixo:

 

Veredicto: O MusicBee é muito completo. Pode fazer concorrência ao extinto Winamp? Pode sim senhor e, certamente, vai levar ao rápido esquecimento do Winamp face ao seu vigor e ar «fresco e fofo» com que se apresenta. C carregado das mais diversas e úteis funções que podem fazer dele mais do que um mero leitor multimédia, o MusicBee tem muito para oferecer, sobretudo se continuar a apresentar-se com versões gratuitas deste calibre. Perdoem-me o desabafo mas pessoalmente passa a integrar o TOP 1 dos leitores gratuitos preferidos, especialmente sabendo que era fã incondicional Winamp…


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: MusicBee 2.2.5069 [14.25 MB]
Homepage: Steven Mayall

Exit mobile version