Pplware

MRTG – O tráfego da sua rede em gráfico

Ontem recebi um e-mail de um colega que me questionava sobre a existência de uma ferramenta que permitisse ver em gráfico o tráfego da sua rede. A ideia era ter um pequeno site disponível internamente, onde pudesse monitorizar vários segmentos da sua rede e assim avaliar eventuais problemas devido ao aumento de tráfego.

De forma a conseguir implementar o pretendido, indiquei-lhe o popular Multi Router Traffic Grapher (MRTG).

O Multi Router Traffic Grapher (MRTG) é uma ferramenta de monitorização bastante conhecida e usada, que permite gerar páginas HTML com gráficos, cujos valores são obtidos via SNMP (ou através de scripts específicos, desenvolvidos para o efeito) de alguns equipamentos activos de rede (ex. switchs, routers). O MRTG foi desenvolvido em Perl  (recorre também a um módulo desenvolvido em C) por Tobias Oetiker e Dave Rand.

O relatório de tráfego para um determinado link pode ser apresentado em quatro gráficos: diário, última semana, últimas cinco semanas e último ano.

Principais características

O MRTG é uma ferramenta fantástica e de grande ajuda para qualquer administrador de uma rede de dados. Através da informação produzida, podemos ter uma ideia do que se passa na nossa rede e detectar eventuais “picos” na utilização mesma.

Já conheciam esta ferramenta? Usam?


Licença: GNU General Public
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: Várias versões
Homepage: MRTG

Exit mobile version