Pplware

Migrar apps do iOS para Windows 10 Mobile perto de acontecer

Os projectos da Microsoft, para facilitar a migração de aplicações para o seu sistema operativo móvel, estão a atravessar tempos de reorganização.

Depois de vermos a componente dedicada ao Android a ser colocada em pausa, surgem agora notícias que o Windows Bridge for iOS atingiu mais um patamar da evolução e que em breve estará disponível.

Estes projectos da Microsoft dedicam-se a conseguir atrair para o Windows 10 Mobile os programadores que desenvolvem aplicações para as restantes plataformas.

Com estas ferramentas será simples a qualquer um importar o seu código e com o mínimo esforço, ter as suas aplicações funcionais e prontas a serem colocadas na loja do Windows.

É também uma forma simples de conseguir alargar, em muito, as ofertas de aplicações para os utilizadores, sem que isto dependa directamente da aprendizagem de novas linguagens de programação.

Se o projecto Astoria, a versão dedicada ao Android, está colocado num estado em que não se sabe que novos desenvolvimentos terá, a versão para iOS está a crescer e prepara-se para chegar muito em breve.

A Microsoft apresentou hoje no seu blog o estado deste projecto e até onde já conseguiram chegar. Depois de terem disponibilizado a primeira versão para testes em Agosto, directamente no GitHub, os seus desenvolvimentos foram continuados.

Do que foi hoje apresentado, o suporte para muitas das funcionalidades está terminado, com o Windows Bridge for iOS a disponibilizar já a capacidade de usar GLKit, Xibs, AutoLayout & Storyboard e KVO/KVC.

Mas há ainda novos templates de projectos de exemplo, que permitem a todos os que se querem aventurar-se nestes processos, possam fazê-lo com o suporte necessário. Todos estes templates focam-se em mostrar o suporte para todas estas novas funcionalidades.

Mas a Microsoft não se quer ficar por aqui e quer levar este seu projecto até ao fim, tornando-o numa ferramenta útil para os programadores.

Por essa razão, muito em breve, vão lançar novas aplicações dedicadas a começar a dar acesso a todas as funcionalidades do projecto Islandwood.

A primeira delas é um avaliador de código, que ajudará os programadores a identificarem o que falta fazer para terem a sua aplicação transposta para o Windows 10 Mobile, bem como outras dicas para identificar pontos de melhoria.

Depois disso vão surgir outras para permitir a todos testarem as ferramentas de conversão. Para ajudar, a Microsoft vai lançar um conjunto de máquinas virtuais, com todas as ferramentas que vão ser necessárias. Essas máquinas virtuais vão ser disponibilizadas para as plataformas Parallels, VMWare, VirtualBox e Hyper-V.

Este parece ser o projecto que mais avançou e que mais depressa estará disponível para os programadores. O interesse na conversão das aplicações Android parecia ser o que mais estava a interessar, mas depois de ter sido colocado em pausa, é agora hora de dar outra importância à versão para iOS e os resultados parecem estar a começar a ser visíveis.

Exit mobile version