Pplware

Microsoft retira às operadoras os updates do Windows 10 Mobile

Ainda existe muito que a Microsoft terá de revelar sobre o Windows 10 e todos os processos que vão envolver as diferentes versões deste sistema operativo.

Lentamente têm sido reveladas as formas como ele se irá integrar e como poderá ser feita a transição das versões anteriores para esta nova.

Uma das que foi revelada e agora confirmada é como se vão processar os futuros updates da versão Mobile do Windows 10, que vão deixar de estar dependentes das operadoras.

A mudança neste processo vem dar à Microsoft um muito maior controlo na forma como as actualizações do sistema operativo é feita nos seus equipamentos. Passam a decidir quais os que as recebem e quando as recebem.

Actualmente está nas mãos das operadoras o controlo sobre estas actualizações, sendo decidido por estas as datas em que os equipamentos as recebem e, o que é pior, quais são os que as recebem.

Esta situação acabava por deixar alguns dos equipamentos da Microsoft sem actualizações importantes e necessárias, o que depois se traduzia também uma má experiência de utilização do Windows nas versões móveis.

Here at Microsoft, we take our responsibility to keep Windows secure seriously. We … proactively update supported devices with necessary updates to address issues. And today, we’re announcing this continuous update process applies to all Windows 10 devices, including phones.

Com esta decisão da Microsoft o controlo passa para a empresa que trata assim de fornecer aos seus equipamentos todas as actualizações necessárias, não apenas para corrigir problemas, mas também para dar novas funcionalidades.

É claro que este novo processo não vai surgir de um momento para o outro e só deverá começar a acontecer após o lançamento do Windows 10 no final do Verão.

Mas a partir do momento em que a Microsoft assumir este papel terá todo o controlo sobre a forma como os updates são lançados, garantindo que chega a todos os equipamentos e sem que nenhum fique de fora.

Terá de passar a ter um papel muitos mais importantes nos testes dos equipamentos, mas terá ao mesmo tempo o necessário controlo que sempre deveria ter tido, à imagem do que a Apple faz com os seus equipamentos, e fugindo do cenário de fragmentação que existe no Android.

Exit mobile version