Pplware

Microsoft vai mudar o modo tablet do Windows 10 e traz novidades noutras áreas

Desde que foi apresentado que o Windows 10 tem presente um modo tablet. Com uma interface adaptada, este destina-se a uma linha de equipamentos bem específicos, onde se inclui os Surface e outros equipamentos similares.

A mais recente build de testes do Windows 10 vem agora mudar as coisas e deixar este modo inativo de forma direta. Esta é uma alteração que poderá mostrar que a Microsoft se prepara para mudar o seu sistema. É também nesta nova versão que se confirmam algumas alterações que se sabiam estar a ser preparadas.


Apesar de muitos não conhecerem o modo tablet do Windows 10, este vem desde o seu antecessor. Foi no Windows 8 que este conceito nasceu, muito por culpa dos novos conceitos de máquinas que começavam a surgir. Este deteta sempre que o teclado é removido e adapta a interface, tornando-a mais simples de usar com o toque e sem o rato.

O princípio do fim do Modo de tablet no Windows 10

Com a build 18970 do programa Insiders este paradigma muda e existem alterações profundas. A mais relevante delas é o lançamento automático deste modo tablet. Deixa de ser feito automaticamente e passa a requerer ao utilizador que o invoque.

Curiosamente, o Windows 10 vai continuar a adaptar-se a este modo, mas mantém a interface conhecida. Ajusta, no entanto, o espaçamento entre os elementos, para ser mais simples de usar com os dedos ou com a caneta. São pormenores, mas que fazem toda a diferença.

Claro que são ativados também o teclado e o touchpad virtual, nativos deste tipo de interfaces. Quem ainda assim pretender usar o modo tablet nativo, só precisa de aceder ao centro de ação e carregar no ícone Modo de tablet.

Esta mudança pode indicar uma novidade para breve no Windows 10. Com a chegada do esperado Core OS, dedicado a este tipo de equipamentos, a Microsoft pode simplesmente remover o modo tablet. As atuais versões ficam dedicadas a máquinas mais tradicionais e onde este modo não precisa de existir.

Novas formas de instalar o sistema operativo da Microsoft

Esta nova build traz ainda a confirmação de uma novidade que era já conhecida. Quando a próxima grande atualização for lançada, passará a ser possível reinstalar o Windows pela Cloud.

Tudo se processará deforma automática, sem depender de qualquer disco, pen ou dvd. Bastará indicar que a instalação é feita via cloud e a Microsoft fornece a versão pretendida. Esta é descarregada e instalada, de forma normal.

Só se será no início do próximo ano que estas novidades vão estar disponíveis para todos. Por agora vão ser testadas e adaptadas ao que os utilizadores precisam. São certamente mudanças grandes e que vão tornar o Windows 10 ainda melhor

Exit mobile version