A Microsoft tem estado a desenvolver a próxima grande atualização do Windows 10. Esperada para o primeiro quadrimestre de 2020, trará muitas novidades em várias áreas.
Com uma nova build lançada agora, a Microsoft voltou a mostrar novidades que vão ser incorporadas nesta versão 20H1. A mais importante está no campo das ligações Bluetooth, que agora ficam mais simples.
Esta nova build está já disponível, apesar de ser apenas para o programa Insiders. Faz parte dos planos de desenvolvimento e testes do Windows 10 e da versão que para o ano vamos ver chegar. Traz novidades importantes e que todos vão querer usar.
A Microsoft tem planos para o Bluetooth
A mais relevante delas, e que é o foco desta nova versão, está na forma como as ligações Bluetooth são feitas. A Microsoft quer acima de tudo tornar mais simples este processo, garantindo que é também rápido.
Numa situação normal, o Windows 10 obriga os utilizadores a acederem à zona de configuração do Windows para fazerem posteriormente o emparelhamento de novos dispositivos. O futuro, segundo a Microsoft, está nas notificações.
O Windows 10 vai assim explorar ainda mais o Swift Pair, que a Microsoft apresentou em 2018. A diferença agora é que todos os passos necessários são dados na notificação de um novo dispositivo. A ligação acontece aí e de forma mais rápida.
Por agora esta forma de ligação está limitada a metade do programa Insiders e apenas para alguns dispositivos Bluetooth da Microsoft. Estes são na sua maioria teclados, ratos e os auscultadores Surface.
Mais novidades nas atualizações do Windows 10
Outra novidade que vem nesta build é um maior controlo nas atualizações. Passa a existir uma área de Atualizações opcionais, onde podem encontrar vários pacotes de novas melhorias, que estão disponíveis para instalação.
Passa depois pelo utilizador a escolha dos que quer instalar ou não. É nesta zona que vão estar todas as atualizações que não se enquadrem no plano de instalações diretas da Microsoft.
Insiders também viram a resolução de problemas
Claro que uma nova versão tem sempre melhorias e correções de problemas e esta não foge à regra. Temos assim igualmente sete erros corrigidos e dois relatados. Nos solucionados, o destaque fica no Gestor de Tarefas, que tinha valores incorretos de temperatura de alguns GPUs e 0% de uso do CPU.
Faltam ainda alguns meses para chegar esta nova versão, mas o trabalho já realizado mostra que deverá trazer muitas novidades. O Windows 10 ficará assim mais rico e com ainda mais funcionalidades.