Quando apresentou o Windows 10 S, a Microsoft tinha um objetivo bem definido: combater o ChromeOS. Para isso tornou o novo sistema operativo mais seguro, recorrendo a algumas medidas simples.
Pois, agora, segundo informações que são públicas, o Windows 10 S poderá desaparecer, dando lugar a um “Modo S”, que poderá ser aplicado a qualquer versão do Windows, evitando atualizações posteriores.
O Windows 10 S baseia-se na versão dedicada à educação do Windows 10. A sua segurança adicional parte da utilização exclusiva de apps que estejam na loja de aplicações da Microsoft e do bloqueio de todas as apps Win32 (.EXE).
O problema maior desta versão é a possibilidade de atualização para uma versão completa, que permite acesso a todas as restantes funcionalidades do Windows 10. Esta tem custos adicionais ao utilizador e obriga-o a ficar com a versão Pro, o que para muitos é demasiado.
O fim do Windows 10 S e a chegada do “Modo S”
O próximo passo da Microsoft, que se soube agora, parece ser o abandonar do Windows 10 S e criar um Modo S que será aplicável a qualquer das atuais versões do seu sistema operativo. Com isto torna-se mais simples a atualização para a versão completa, conseguindo o utilizador ficar apenas na versão que pretende e a custos mais reduzidos.
A necessidade de diversificar esta oferta, em especial para o Windows 10 Home, parece ser grande. Dados revelam que 60% dos utilizadores não fazem a atualização do Windows 10 S e que se mantêm nesta versão.
O “Modo S” correrá apps originárias de fora da loja de aplicações
Há ainda informações que o Modo S passará a suportar aplicações que sejam originárias de fora da sua loja, nomeadamente antivírus, algo que se mostra contra as premissas da Microsoft e até contra a sua oferta neste campo.
Todas estas mudanças devem acontecer com a chegada da próxima grande atualização do Windows 10, que se espera que surja em breve, mais perto da primavera. Nessa altura vamos conhecer todas as movimentações neste campo e, em especial, este novo “modo S”, que conseguirá proteger os utilizadores e garantir melhor desempenho.