Pplware

Irá a Microsoft atingir os objetivos planeados para o Windows 10?

A Microsoft, aquando da apresentação e lançamento do Windows 10, deu a conhecer alguns dos objetivos e expectativas colocadas no seu novo sistema operativo. Uma delas passava por atingir a marca dos mil milhões de dispositivos ativos com Windows 10 até 2018.

Depois de ter vindo a público afirmar que este marco só poderá ser atingido depois de 2018, especialmente por causa da mudança de estratégia no Windows Mobile, a Microsoft poderá ter ainda mais algumas dificuldades em atingir tais números, muito por causa do Windows 7.


O Windows 10 é, indiscutivelmente, o sistema operativo mais completo e atual que a Microsoft tem no seu catálogo. A empresa de Redmond conseguiu criar um excelente conceito com esta versão, ao alargar a experiência de utilização a todo o tipo de dispositivos e desta forma conceber um verdadeiro ecossistema com os seus produtos e serviços.

No entanto, o mercado não é linear e muitos dos utilizadores não se renderam aos encantos do Windows 10, apesar da sua disponibilização de instalação gratuita, durante o primeiro ano, a todos os equipamentos com Windows 7, Windows 8 e 8.1.

 

Um crescimento lento…

Os últimos dados disponibilizados pelo NetMarketShare mostram que o Windows 10 tem tido uma subida consistente desde o seu lançamento, no entanto, tem registado um crescimento lento e com valores um pouco aquém do que seria esperado.

Ao analisar os dados podemos constatar que, ao longo dos últimos 11 meses, a última versão do Windows cresceu cerca de 5% em quota de utilização, estando agora com 27,99%. São número positivos mas claramente insuficientes para os objetivos e ambições da Microsoft.

As quebras graduais do Windows XP e Windows 8.1 parecem favorecer o Windows 10, contando ambos atualmente com 6,07%.

Contudo, o Windows 7 demonstra estar forte e coeso na liderança, tendo registado em agosto uma quota de utilização de 48,43%. São valores bastante elevados e mais relevante é a tendência que se tem registado, nomeadamente o facto de o Windows 7 ter atualmente um pouco mais quota de utilização do que tinha em outubro de 2016!

Com estes registos podemos concluir que o Windows 7 é claramente o maior entrave ao sucesso comercial do Windows 10, tendo atualmente uns bons registos mas inferiores ao que seria expectável aquando do seu lançamento.

O Windows 10 está muito bem desenvolvido e tem tido constante evolução mas isso não está a ser suficiente para os utilizadores migrarem do Windows 7 para a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft.

Qual a sua opinião do Windows 10? Considera que estes valores de utilização não fazem jus à sua qualidade e evolução? No caso de ser utilizador do Windows 7, o que o leva a não aderir ao Windows 10? Diga a sua opinião nos comentários!

Exit mobile version