Se o Windows 10 é uma certeza e um ponto fechado para a maioria dos utilizadores, com datas bem definidas e requisitos mais do que confirmados, surge agora a nova questão da Microsoft para os sistemas operativos, o Windows 10 Mobile.
Criado em paralelo com a versão para desktops do Windows 10, é agora a hora da Microsoft lhe dar mais atenção e mostrar aos utilizadores o que dele podem esperar.
O primeiro passo está dado, com a apresentação dos requisitos mínimos de hardware que são necessários para correr este novo sistema operativo.
Desde que se começou a falar de forma mais oficial sobre a versão mobile do Windows 10 que existia a dúvida sobre quais os dispositivos que o iam suportar.
Desde sempre foi afirmado pela Microsoft que os equipamentos que hoje correm o Windows Phone 8.1 teriam a capacidade de serem actualizados e assim correr o Windows 10 Mobile.
Mas se as palavras assim o indicam desde o princípio, é agora hora de serem dadas provas de que o Windows 10 Mobile vai mesmo correr na maioria dos dispositivos que actualmente estão no mercado.
A Microsoft anunciou hoje quais são os requisitos mínimos de hardware que vão ser necessários e ficou mostrado que, atendendo a essas especificações, dificilmente será encontrada uma máquina que hoje corre o Windows Phone 8.1 e que não conseguirá correr o Windows 10 Mobile.
Requisitos necessários para correr o Windows 10 Mobile:
- Processador: Qualcomm Snapdragon 810, 808, 615, 210, 208 ou Intel Sofia LTE. Para além destes estão também todos os que já suportam o Windows Phone 8.1)
- RAM: Pelo menos 512MB
- Memória Interna: Pelo menos 4GB. Para optimizar os dispositivos com menos recursos o Windows 10 Mobile suporta a instalação de aplicações no cartão de memória)
- Ecrã: Tamanho máximo de 8 polegadas e mínimo de 3,5 polegadas. Suporte de resolução mínima de 800×480 pixels e 16 níveis de brilho (quanto maior a resolução, mais RAM será necessária)
- Botões: Tal como no Windows Phone, requer os botões de ligar e volume. Um botão dedicado à câmara não é obrigatório
- Câmara: Traseira com resolução mínima VGA e frontal (opcional)
- Conectividade e sensores: 2G/2.5G/3G (UMTS / EVDO)/4G(HSPA), Wi-Fi e A-GNSS. (LTE ou 4G), Bluetooth, rádio FM, HDMI e NFC são opcionais, assim como notificações por LED e outros sensores tais como acelerómetro, luminosidade e outros
A verdade é que o Windows 10 Mobile consegue até ser menos exigente em termos de hardware que o seu antecessor, o que vem mostrar mais uma vez a versatilidade que a Microsoft quer colocar neste seu sistema operativo.
Esta é apenas a confirmação do que se podia já constatar nas versões que têm estado a ser disponibilizadas no programa Insiders. São vários os modelos de entrada da gama Lumia, com recursos reduzidos, que conseguem correr de forma fluída a nova versão.
Resta agora saber quais são os planos da Microsoft para o lançamento do Windows 10 Mobile, depois de se saber que não deverá surgir no próximo dia 29 de Julho, altura em que o Windows 10 chega ao mercado.
via Microsoft