Pplware

Microsoft: Acabou-se a escolha do browser no Windows

Em Dezembro de 2009, a Comissão Europeia “obrigou” a Microsoft a colocar no seu sistema Windows uma interface/menu que desse a possibilidade dos utilizadores escolherem qual o browser a instalar.

De acordo com a Comissão Europeia, a Microsoft tirava vantagem do seu sistema operativo e no software que vinha pré-instalado, dando-lhe uma posição dominante face a outras empresas de software. Entretanto as obrigações impostas por esse decisão já expiraram e a escolha de browser vai deixar de aparecer no Windows.

O mercado dos browsers é bastante competitivo, especialmente por três grandes players: Microsoft, Google e Mozilla. É verdade que existem outros browsers como é o caso do Safari e Opera,  mas o Internet Explorer, Chrome e Firefox são, sem dúvida, os mais populares para os consumidores, tendo mesmo o IE sido considerado como o browser mais popular do mundo.

Depois do que sucedeu em 2009, a Microsoft foi obrigada a disponibilizar aos utilizadores do Windows um menu para que estes pudessem escolher qual o browser a instalar. Em Março de 2013, a Microsoft já tinha cumprido parte do acordo mas um “bug” no Windows 7 fez com que o menu deixasse de aparecer e a Microsoft foi multada em 561€ milhões por violação do acordo com a União Europeia.

Passados 5 anos, a Microsoft publicou no seu próprio site a seguinte informação: “A Microsoft forneceu a atualização da Escolha de Browser em conformidade com uma decisão emitida pela Comissão Europeia em dezembro de 2009. As obrigações impostas por essa decisão expiraram e, em resultado, a Atualização da Escolha de Browser já não vai ser fornecida aos novos utilizadores.”

O domínio do Internet Explorer tem vindo a cair, situando-se actualmente nos 10% segundo dados do site w3schools.com. De referi que em Janeiro de 2009, a adopção do IE rondava os 45%.

Numa altura em que o Chrome domina por completo, o IE necessita urgentemente de re-encontrar o caminho para o sucesso, adaptando-se aos novos paradigmas. Será que algum dia voltará o IE a dominar neste segmento?

Exit mobile version