O controlo que temos nos sistemas operativos permite que os configuremos de forma a estarem à altura do que pretendemos e necessitamos. No Windows, em especial na mais recente versão, existem muitas formas de afinar o sistema e aproximá-lo dos desejos do utilizador.
Por vezes, são pequenos pormenores, que fazem toda a diferença e que a maioria desconhece. A Reciclagem, algo que todos usam, tem um segredo. É possível limitar o tamanho desta área do disco de forma muito simples.
A quase totalidade dos utilizadores não se preocupa com o tamanho da Reciclagem e, na verdade, pode nem precisar. Este é um espaço gerido pelo Windows, que se adapta às necessidades dos utilizadores, mas que na verdade pode ser esgotado. Não é um processo simples, mas que pode ser testado com a eliminação de um ficheiro de vários GB.
Este pode ser um problema em máquinas com discos mais pequenos e que precisam de controlar o espaço ocupado, ainda para mais este que é gerido de forma automática pelo Windows. Para estas situações é possível limitar o tamanho da Reciclagem.
Como aceder às definições da Reciclagem
A zona de Definições da Reciclagem do Windows 10 está facilmente acessível. Basta que cliquem com o botão direito do rato em cima do ícone da Reciclagem, no menu de contexto, escolham a opção Propriedades.
Ao escolher esta opção vão fazer surgir uma nova caixa de opções, onde vão poder alterar alguns parâmetros da Reciclagem do Windows 10.
Como limitar o tamanho da Reciclagem
É aqui que vão ter a opção para definirem o tamanho máximo, em MB, que a Reciclagem pode ocupar. Ajustem este valor para o pretendido e que se adapte ao disco da vossa máquina.
Lembrem-se que este valor não será reservado e que será gerido de forma automática, sendo aumentado ou diminuído sempre que apagarem ficheiros ou limparem a Reciclagem. Também importa referir que caso seja atingido o limite máximo da Reciclagem, será apresentado um alerta ao utilizador.
Esta pode não ser uma definição que muitos vão alterar frequentemente, mas é importante para todos os que têm máquinas com menos recursos e que precisam de controlar de forma muito firme o espaço que têm em disco.