Ainda sem data definida para o seu lançamento, o Windows 10 tem sido melhorado de forma constante, em novas builds que são disponibilizadas a quem o está a testar.
Uma nova build chegou agora, com novidades e com melhorias que o colocam um passo mais perto de ser lançado de forma oficial e para todos os utilizadores.
Esta nova build surgiu hoje a todos os que estão no programa Insiders e tem como número 10586.71. Está já a ser distribuída e, quem está neste programa, terá acesso a ela.
Não sendo ainda a versão final, traz algumas novidades, mas a maioria dos trabalhos da Microsoft centraram-se em tornar o sistema mais estável para os utilizadores.
As novidades estão, por isso, debaixo da sua interface simplificada e, desta vez, não existem mudanças visuais que possam ser detectadas.
A lista das alterações é grande e pode ser consultada abaixo:
- Melhorias de desempenho e estabilidade do Windows Update
- Melhorias na migração de perfis a partir do Windows Phone 8.1.
- As APIs SensorCore são agora actualizadas corretamente a partir do Windows Phone 8.1, permitindo que as aplicações, incluindo as de fitness, possam aceder corretamente aos dados de movimento.
- A detecção de cartão SD foi melhorada na sua inicialização e após a sua inserção; O File Explorer agora lida com a remoção de um cartão SD quando o padrão para aplicações ou fotos estão definidas para usar o cartão SD.
- Melhorias no Edge, incluindo renderização de PDFs.
- Melhorias no Bluetooth quando é feita a ligação com dispositivos e carros já emparelhado; direcções passo a passo ao usar Cortana com a Band.
- Melhorias no menu de configurações ao fazer download de mapas ou ao alterar definições rápidas.
- A reinstalação do Groove Music a partir da Windows Store não causa mais problemas de reprodução de música em segundo plano. As coleções de músicas locais são importadas mais rapidamente no Groove Music.
- Melhorias no consumo de energia em dispositivos depois de ouvir música, perder chamadas de telefone quando a detecção de íris é desativada e ao fazer download de actualizações.
- As compras internas de apps agora funcionam corretamente quando não existe ligação de dados 3G/4G.
- Melhorias para na estabilidade do Kids Corner.
Os utilizadores dos novos Lumia 950 e 950XL vão ter de aguardar mais algumas horas para ver as suas actualizações chegarem, uma vez que a Microsoft ainda não as disponibilizou.
Se são já utilizadores do Windows 10 Mobile, via programa Insider, então procurem esta actualização nas definições. Se por outro lado ainda não a testaram, e se querem experimentar o que a Microsoft está a fazer, só precisam de seguir o nosso guia detalhado.
Deverá faltar pouco para a Microsoft colocar o Windows 10 Mobile acessível a todos, mas para já é apenas através do Insiders que podemos conhecer este novo sistema operativo, que, na opinião de muitos, está prestes a desaparecer, dada a sua má prestação nos números de vendas da Microsoft.