Pplware

O Kali Linux também já pode ser instalado no Windows 10

A aproximação da Microsoft e do Windows ao mundo Linux tem levado a uma integração cada vez maior entre estes dois sistemas. A prova disso é a inclusão do Ubuntu e de outras distribuições no Windows 10, inclusive já presentes na loja de aplicações do Windows.

Abrindo ainda mais este leque, surge agora uma novidade, que irá interessar a todos. O Kali Linux está agora disponível para o Windows 10, de forma oficial e pela loja de aplicações.


O Kali Linux é uma das mais conhecidas distribuições Linux dedicadas às avaliações de segurança e a testes de penetração em redes e aplicações. Com um historial largo, é a escolha óbvia no que toca a análise forense e à investigação de problemas de segurança em redes.

O Kali Linux chegou ao Windows 10

Esta distribuição era tipicamente usada como um sistema operativo nativo ou, em opção, usada numa live pen, mas agora uma nova alternativa passou a estar disponível. A equipa que desenvolve o Kali Linux anunciou que trabalhou de forma próxima com a Microsoft e criou mais uma distribuição que pode ser usada no WSL (Windows Subsystem for Linux).

anterior próxima

Claro que a integração do Kali Linux no Windows 10 tem algumas limitações, como é referido pela própria equipa que desenvolve esta distribuição. A mais importante delas é mesmo a falta de acesso aos RAW Sockets.

Ainda assim, a sua presença no Windows 10 é uma mais-valia para quem usa esta distribuição, uma vez que não obriga a estar a reiniciar o PC sempre que a quiserem usar, porque vai estar integrada com o Windows.

Como instalar o Kali Linux no Windows 10

Instalar o Kali Linux no Windows 10 não é diferente do processo de instalação de qualquer outra distribuição Linux no Windows. Apenas precisam de ativar o WSL, executando o comando abaixo numa janela de Power Shell, com permissões de Administrador.

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

De seguida só necessitam de aceder à loja de aplicações do Windows e procurar por “Kali Linux” ou aceder diretamente. O passo final é carregar no botão Instalar e aguardar que este processo termine.

O vídeo abaixo, do próprio Kali Linux, explica este processo em detalhe e apoia caso necessitem.

A instalação das ferramentas adicionais dos repositórios do Kali Linux é feita com recurso ao comando apt-get, como é normal. Por exemplo, a instalação da Metasploit Framework é feita com os seguintes comandos:

apt-get update
apt-get install metasploit-framework

Notem que algumas dessas ferramentas podem ser identificadas pelos antivírus como malware, o que é normal. Podem contornar isso criando exceções no antivírus ou desabilitando-o temporariamente.

Depois de instalado e configurado, o Kali Linux fica pronto a ser usado, sendo mais uma excelente ferramenta para terem no Windows 10, para vos ajudar nos testes de segurança.

Exit mobile version