A Microsoft tinha prometido que iria criar uma interligação intima entre os seus vários tipos de dispositivos. Esta ideia faz parte da base do próprio Windows 10, preparando as fundações para a criação de um sistema operativo único e transversal a todos estes equipamentos.
Passos firmes foram dados já nesta versão, que mostram que a Microsoft tem o seu caminho bem traçado. Depois de mostrarem que seria possível jogarmos na Xbox através o Windows 10, por streaming, é agora a hora de todos terem acesso a esta funcionalidade.
A ideia da Microsoft é que os utilizadores que tenham uma Xbox possam continuar dentro do Windows 10 e que por aí joguem os seus jogos, sem terem de estar a trocar de equipamento, mas mantendo toda a experiência de utilização.
Para isso prepararam o sistema operativo, e em particular a aplicação Xbox, para que pudesse ser usada para jogar remotamente na consola, sem que tenham de sair do Windows 10, tudo através de streaming e dentro da mesma rede local.
Na altura em que foi apresentada a novidade o interesse revelado foi grande, ao conseguir reunir os gamers e os utilizadores mais “normais” do Windows 10.
Com o Windows 10 a pouco mais de uma semana de ser tornado público, é agora hora de trazer esta novidade a todos os utilizadores. É já possível, nesta última versão do Windows 10, fazer uso da nova funcionalidade, que funde os dois sistemas.
Para poderem explorar esta novidade os utilizadores têm de na Xbox One aceder às Preferências e activar a opção “Permitir transmissão de jogos para outros dispositivos”.
Do lado do Windows 10 é necessário ter instalada a última versão da aplicação Xbox e adicionar um novo dispositivo, que será a Xbox do utilizador. Claro que é essencial que esteja ligado um comando da Xbox One ou da 360.
Depois disso só precisará de executar um dos dois possíveis métodos. Ou acede aos jogos recentes e escolhe um que queria jogar e escolhe a opção jogar na consola ou simplesmente acede a Game Streaming e tem controlo total sobre a consola.
Para além desta novidade de peso para a Xbox, a aplicação dedicada à consola da Microsoft no Windows 10 ganhou também outras novidades. Passa a existir um chat que todos podem usar e também a captura de vídeos e imagens para partilha ficou mais simples.
No campo da personalização as opções foram alargadas e o Menu Home passou a contar com atalhos directos para muitas mais funções. Também todos os jogos que foram instalados no PC, com origem externa à Microsoft Store passaram a estar presentes nesta aplicação.
Está finalmente disponível o passo que vem permitir a interligação entre o Windows 10 e a consola de jogos da Microsoft. Com a possibilidade de jogar na Xbox directamente no Windows 10 os utilizadores vão ter uma experiência mais imersiva e uma mobilidade ainda maior.