A aproximação do Windows 10 ao universo Linux tem sido clara e materializa uma aposta que a Microsoft tomou há algum tempo. A presença da bash neste sistema foi o primeiro passo, mas onde se esperavam muitos mais.
A mais recente versão de testes do Windows 10 traz uma novidade muito importante. O sistema operativo da Microsoft tem agora disponível um cliente SSH nativo para aceder remotamente a máquinas Linux.
Esta novidade vai ser extremamente útil para todos os que fazem gestão de máquinas Linux, tendo por isso de usar clientes externos ao próprio Windows 10 para acesso via SSH.
O processo para ter o cliente OpenSSH do Windows 10 ativo é simples e rápido. Importa ressalvar que por agora ainda está só presente na mais recente build de testes, que pode ser acedida por todos os que estão no programa Insiders. Em breve deverá ser alargada aos restantes utilizadores do Windows.
Como instalar o cliente de SSH do Windows 10
O primeiro passo é o acesso às Definições do Windows 10, escolhendo de seguida a opção Aplicações.
Ai dentro devem aceder a Aplicações e funcionalidades. Esta é a opção que está escolhida por omissão quando se acede a esta área das definições do Windows 10.
De seguida devem carregar na opção Gerir funcionalidades opcionais, que está no início destas definições.
Nesta zona da configuração vão ter acesso a todos as funcionalidades opcionais que têm já instaladas, bem como à possibilidade de adicionarem novas. É ai que devem aceder, carregando em Adicionar uma funcionalidade.
A lista não deverá ser extensa, mas procurem pela opção OpenSSH Client (Beta). É neste extra que devem clicar e instalar. Basta que carreguem no botão Instalar para que o processo se inicie.
Como podem também ver, este cliente ocupa muito pouco espaço no Windows, reclamando para si apenas 656KB de espaço total.
Ao recuarem na janela, vão ver já o cliente OpenSSH a ser instalado. Deixem esse processo terminar, o que deverá demorar apenas alguns segundos.
Após a instalação terminar, devem reiniciar o vosso PC, para que o cliente de SSH do Windows 10 passe a estar disponível.
Como usar o cliente de SSH do Windows 10
Agora que têm o cliente de SSH instalado, é muito simples usarem-no. Basta que lancem uma janela de terminal, a bem conhecida “janela de DOS”, e que executem o comando ssh. Desta forma confirmam que o têm instalado e vêm as opções existentes.
Dai para a frente, sempre que se quiserem ligar, só precisam de executar o comando ssh <utilizador>@<endereco_ip> para ligarem ao vosso servidor Linux remoto, seja ele um servidor, um Raspbery Pi ou um simples MacBook.
Um exemplo de comando para ligar a um servidor é o seguinte: ssh psimoes@192.168.0.187. Podem também explorar as flags existentes e alterar o comando.
A partir de agora podem deixar de lado o Putty e outras aplicações que usam no Windows 10 para se ligarem remotamente a máquinas Linux. Tudo é feito diretamente do DOS ou da PowerShell e sem qualquer complicação.
Este é mais um excelente exemplo da forma como o Windows 10 e a Microsoft estão a abraçar o Linux, integrando nativamente as ferramentas necessárias e disponibilizando-as para todos.