Pplware

Dica: Ganhe ainda mais espaço no seu Windows 10

O sistema operativo é o que, por norma, mais espaço ocupa no disco de um computador. É incontornável a sua presença, sendo por isso uma peça essencial.

Em máquinas com discos menores este pode ser um problema, mas, felizmente, o Windows 10 tem várias formas para diminuir a sua presença. Hoje vamos conhecer mais uma que podem usar.


Uma das formas menos conhecidas de ganhar espaço no Windows 10 é através da redução do tamanho do ficheiro hiberfil.sys, que contém os dados usados para a hibernação do sistema operativo. Este pode ser diminuído, sem qualquer impacto no sistema.

Como ganhar mais espaço no Windows 10

Para reduzirem o tamanho do ficheiro hiberfil.sys só precisam de lançar uma janela de DOS, com permissões de administrador, e que executem o comando abaixo.

powercfg /h /type reduced

Este comando irá diminuir o tamanho do ficheiro de hibernação em cerca de 30%, resultando num ganho que poderá rondar os 3GB de espaço no disco rígido.

Existem algumas variações que podem usar usadas, para diminuir ainda mais o tamanho deste ficheiro.

Como eliminar de vez o ficheiro de hibernação no Windows 10

O comando abaixo irá eliminar totalmente o ficheiro de hibernação, ganhando ainda mais espaço.

powercfg /h off

Importa referir que ao fazerem esta alteração passam a deixar de conseguir hibernar o Windows. Ponderem se querem perder esta função para ganharem este espaço.

Como repor o ficheiro de hibernação no Windows 10

Para reporem a configuração só precisam de executar novamente o comando, mas com os parâmetros indicados abaixo:

powercfg /h /size 100

Não é um ganho de espaço elevado, como já mostrámos noutras situações, mas consegue ajudar os utilizadores a conseguir ter de volta mais um pouco de espaço, principalmente em máquinas com SSD, onde todo o que for conseguido é útil.

Consiga ainda mais espaço no Windows 10

Exit mobile version