A Cortana, a assistente virtual do Windows 10, está presente no sistema operativo da Microsoft desde o seu lançamento, ajudando os utilizadores nas suas tarefas.
Com todas as suas funcionalidades, a Cortana permite até ser usada com o ecrã bloqueado. Aqui surge um novo problema, em que a assistente virtual permite ser usada para contornar a segurança do Windows 10, mesmo com o ecrã bloqueado.
A descoberta que foi feita mostra que a Cortana pode ser usada para contornar a segurança do Windows 10, bastando para isso dar algumas ordens específicas ao sistema operativo.
Uma falha grave da Cortana no Windows 10
Esta falha requer que o atacante tenha acesso físico ao equipamento e que tenha, numa pen USB, os ficheiros necessários para infetar o equipamento.
Bastará conseguir indexar os ficheiros que estão na pen, algo que o Windows faz com regularidade e, de seguida, dar ordens para lançar um executável ou um script Powershell que fará a mudança da password.
A Microsoft já corrigiu esta falha da Cortana
Não sendo uma falha que tenha sido descoberta recentemente, a Microsoft já tratou de a corrigir, trazendo novamente a segurança ao Windows 10 e aos seus utilizadores.
O problema neste momento está em todos os equipamentos que ainda não tiveram as atualizações mais recentes instaladas. Para estes o aconselhado é que desabilitem a Cortana de forma total.
Por já estar disponível em português, mas não em Portugal, muitos já a usam no nosso país, explorando tudo o que ela oferece. Esta é mais uma falha associada às assistentes virtuais e aos bloqueios dos sistemas operativos, sendo possível contornar a segurança e os bloqueios naturais.