O Explorador de Ficheiros é provavelmente das ferramentas mais usadas dentro do sistema operativo Windows. Tal como o nome indica, o Explorador de Ficheiros do Windows é a ferramenta que nos permite interagir facilmente com o sistema de ficheiros.
Esta ferramenta tem evoluído nos últimos anos e há algumas opções que deve conhecer.
#1 – Ver extensões dos ficheiros no Explorador de Ficheiro
Já reparou que no Windows não aparecem as extensões dos ficheiros? Calma, não é problema do seu sistema, mas sim uma opção do mesmo. Quem pretender ver as extensões dos ficheiros basta que abra as opções do Explorador de Ficheiros do Windows, aceda ao separador Ver e depois ative a opção Extensões de nome de ficheiro.
#2 – Iniciar janelas de pastas num processo separado
Não sei se já lhe aconteceu abrir váras pastas no Windows e o sistema crashar. Tal acontece provavelmente porque está tudo a ser iniciado sobre o mesmo processo do sistema. Se pretender iniciar janelas de pastas num processo separado deve ir às opções do Explorador de Ficheiros do Windows, aceder ao separador Ver e em seguida carregar em Opções.
Depois dentro da interface Opções de Pastas, selecione o separador Ver e ative a opção “Iniciar janelas de pastas num processo em separado“.
#3 – Apresentar o caminho completo na barra de título
Costuma andar pelo Explorer e existem momentos em que se sente “perdido”? Ativando a opção “Apresentar o caminho completo na barra de título” é mais fácil o utilizador perceber onde se encontra dentro do sistema de ficheiros do Windows. Tal opção está também dentro das Opções de Pastas.
#4 – Limpar histórico de acesso a ficheiros
Quer limpar o histórico de acesso aos seus ficheiros? O Explorer tal uma opção para esse efeito. Dentro da interface Opções de Pastas, na seção Privacidade, pode carregar no botão Limpar para que o histórico do Explorador de Ficheiros desapareça.
Estas são algumas configurações interessantes que pode fazer no Explorador de Ficheiros do Windows. Num próximo tutorial iremos apresentar mais quatro configurações úteis. Caso conheçam outras, além das apresentadas hoje, deixem nos comentários.