Os Surfaces são, possivelmente, dos maiores sucessos da Microsoft no que diz respeito à comercialização de hardware.
Depois do sucesso nos Surface Pro, algum rumores apontam para a chegada de uma nova versão de entrada de gama.
A Microsoft tem, com os Surfaces, tentado dominar o mercado dos tablets profissionais, procurando oferecer uma ferramenta de produtividade para aqueles que trabalham em mobilidade.
Se no início os modelos RT não tiveram grande futuro, muito devido às suas limitações, rapidamente os modelos Pro tomaram conta das rédeas e começaram a ganhar destaque e relevo.
No entanto, segundo alguns rumores, a marca americana poderá estar a pensar voltar a apostar em modelos mais económicos para combater a concorrência.
Estará um Surface de entrada de gama a chegar?
Depois de apostar em modelos mais económicos, como é o caso dos RT e do Surface 3, a Microsoft abandonou a sua comercialização devido ao mau volume de vendas. Os modelos Pro tomaram assim conta das vendas e têm mantido o seu sucesso até aos dias de hoje.
Com o aumento da concorrência, a gigante americana poderá estar a ponderar reformular a sua estratégia. Com o lançamento de um iPad de baixo custo e com a proliferação dos Chromebook, com foco no mercado estudantil, a Microsoft começa a sentir limitações no preço da sua gama atual de tablets.
Por isso, e segundo alguns rumores, poderá estar a ser preparado para breve um novo tablet de entrada de gama, de forma a tornar a marca mais competitiva. Com um ecrã de 10″, um conector USB tipo-C para carregamento, 9 a 10 horas de autonomia, menos peso e opção LTE, o novo Surface Low-cost poderá estar disponível com configurações entre os 64 e 128 GB de armazenamento e com um custo a rondar os 400 $. O lançamento prevê-se que seja na segunda metade de 2018.
Depois de uma aposta falhada neste tipo de equipamentos, a Microsoft considera que chegou a hora de relançar estes modelos para chegar a um público-alvo mais específico.