Com o Windows 10 a Microsoft está a mudar o seu comportamento em várias frentes. Muito para além da forma de desenvolvimento e de como o disponibilizou, está também a querer controlar de forma mais fina o acesso a determinadas funcionalidades.
Algo que sempre pôde ser feito no Windows, o trocar das aplicações usadas, está agora mais difícil e com algumas limitações.
Esta novidade está presente na nova build do Windows 10 que está agora a começar a circular Internet e pode ser já verificada por qualquer um que a esteja a testar.
De agora em diante sempre que os utilizadores queiram alterar a aplicação base do sistema que é usada uma uma determinada função ou tipo de ficheiro o Windows pede que confirme que quer mesmo realizar essa mudança e ainda dá informações sobre as funcionalidades adicionais da aplicação que está no momento a uso.
Claro que apenas o fará para as suas aplicações e que acompanham o sistema operativo de forma nativa ou que estejam disponíveis na loja de aplicações do Windows.
As imagens que surgiram desta novidade do Windows 10 mostram de forma clara a mensagem que é mostrada sempre que se tenta alterar, nestes casos, o Edge e o Groove.
Para esses dois casos é mostrada a mensagem que indica que essas aplicações têm funcionalidades adicionais e também pede que a mudança seja conformada.
Para cada uma das aplicações a Microsoft detalha as suas maiores funcionalidades e cada uma das suas mais valias.
É claro que o utilizador pode sempre avançar com o processo e simplesmente ignorar a mensagem do Windows 10.
É apenas um passo adicional que temos de cumprir para fazer essa mudança, mas é também uma forma simples da Microsoft publicitar as suas aplicações e mostrar aos utilizadores as suas capacidades, que em muitos casos são desconhecidas.
Na maioria dos casos os utilizadores vão avançar nos processos de alteração, uma vez que será uma mudança que requer algum conhecimento do Windows.
O Windows 10 mudou muito a Microsoft. A empresa está agora mais virada para os utilizadores, mas ao mesmo tempo está também mais centrada no que consegue deles obter.