Hoje em dia são muitos os utilizadores que questionam da necessidade de ter um antivírus instalado no PC. Com tantas ameaças, a verdade é que continua a ser fundamental ter mecanismos de protecção do sistema, em especial um antivírus, anti-malware e claro uma firewall.
Mas será que apenas o Windows Defender é bom? Um ex-engenheiro da Mozilla diz que sim!
Robert O’Callahan, um ex funcionário da gigante Mozilla, escreveu recentemente um artigo onde refere que os utilizadores devem desactivar todas as soluções de antivírus, excepto o Windows Defender.
Para O’Callahan, as marcas de antivírus são “terríveis” e por isso os utilizadores não devem comprar nenhuma solução e até remover as soluções que têm.
E quais as razões?
Para o ex-funcionário da Mozilla, as críticas têm como base a sua experiência na Mozilla, onde muitas das vezes os antivírus bloqueavam as actualizações (importantes) do browser.
Several times AV software blocked Firefox updates, making it impossible for users to receive important security fixes. Major amounts of developer time are soaked up dealing with AV-induced breakage, time that could be spent making actual improvements in security
Mas há outras queixas como por exemplo:
- As marcas de AVs não seguem as boas práticas dos standards da segurança. O’Callahan refere que se deve ler os bugs que estão listados no Google Project Zero, em especial a actividade do investigador da Google Tavis Ormandy que nos últimos anos tem encontrado muitas vulnerabilidades em soluções de antivírus;
- Os produtos de AV “envenenam” o ecossistema do software pois são muito invasivos;
- É difícil para as empresas de software em geral falar sobre eventuais problemas, estas precisam de cooperar com os fornecedores de AVs;
Para O’Callahan, neste segmento dos Antivírus a Microsoft é “geralmente competente” e daí não excluir os produtos de segurança da empresa.