Uma das principais queixas dos utilizadores que têm Windows (qualquer versão) é o facto de este se começar a tornar lento no arranque a cada dia que passa. Tal situação deve-se normalmente às aplicações que vamos instalando, isto porque muita deles passam a ser carregadas no inicio do Windows.
Hoje ensinamos alguns truques que podem melhorar a velocidade de arranque do Windows 10.
O Windows disponibiliza várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema em vários aspectos. Ao nível do desempenho, especialmente no arranque, é importante que se saiba quais as aplicações que vão carregar logo no inicio assim como os serviços que estão activos.
Avaliar o arranque do Windows (Processos)
Esta é uma dica que já apresentamos aqui em mais detalhe. O Windows 10 tem disponível no Gestor de Tarefas toda a informação que o utilizador necessita para poder fazer a avaliação e a escolha das aplicações que quer a correr. Para abrirem o Gestor de Tarefas basta carregar em CTRL + SHIFT + ESC e depois carregar em Mais detalhes.
Em seguida devem abrir o separador Arranque e desactivar aplicações que não consideram importantes no arranque do sistema. De salientar que podem saber o impacto da aplicação no arranque na última coluna dos resultados.
Gerir serviços
Outra das hipóteses para melhorar o arranque do Windows 10 é avaliar os serviços activos. Para isso basta carregar em WIN + R e depois escrever services.msc. Por exemplo, para quem não usa impressora não necessita de ter o serviço de impressão activo.
FastStartup
No Windows 10 a Microsoft disponibiliza a opção “Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar” dentro das opções de energia no painel de controlo. Aí dentro selecionem a opção “Ativar arranque rápido”
E são estas algumas das dicas que podem usar para ter um arranque mais rápido no Windows 10. Certamente todos vocês usam outros tweaks que podem desde já partilhar connosco.
Agradecimento ao nosso leitor Luís Oliveira pelos screenshots.