Há elementos que são intemporais e que todos reconhecem no Windows 10 e nas versões anteriores. Os utilizadores habituaram-se a tê-los presentes e a usá-los para o seu proveito próprio. São a sua imagem de marca e únicos.
Algo que a Microsoft resolveu remover no Windows 10 foi o conhecido som do arranque deste sistema. Não justificou porque fez esta mudança, mas a verdade é que este som tão conhecido simplesmente desapareceu. Ainda assim, pode ser ativado facilmente.
Um som nostálgico que pode ter de volta
A Microsoft resolveu agilizar o arranque do Windows e, por isso, removeu o som caraterístico e único. Claro que para muitos, esta decisão não faz sentido e querem ter de volta um momento tão nostálgico, cada vez que ligam o PC.
Estamos apenas a falar de um elemento sonoro e não de nenhuma funcionalidade acrescida. No entanto, trará ao utilizador memórias únicas.
Ouvir o som do arranque do Windows 10
Para ter o som de arranque no Windows 10 deve seguir um conjunto de passos simples. Comece por abrir as Definições do sistema e depois, na lista longa de opções presentes, deve escolher Personalização.
Aqui dentro, e como é normal, deve escolher um novo separador. O que procura chama-se Temas e dá acesso a uma parte importante da personalização do Windows 10. Nesta nova área deve procurar a opção Sons, para alterar este elemento do sistema.
Basta ativar uma opção do Windows 10
Tudo se resume agora à nova janela que foi aberta. Esta mostra os sons definidos para cada situação do Windows 10 e, por baixo, encontra a opção Reproduzir som de arranque do Windows. Esta deverá ser selecionada e depois carregado o botão de OK.
Desse momento em diante, e sempre que o Windows 10 arrancar, o sistema irá ter de volta o conhecido som do arranque. É, como dissemos várias vezes, um conforto e um retornar a tempos recentes, em que este sistema se mostrava reconhecível por muito e, também, por pormenores como este som de arranque.