Pplware

Dica: Como saber quais os últimos ficheiros que as apps do Windows 10 abriram

O Windows 10 reúne um conjunto de funcionalidades que nos habituámos a ver nas versões anteriores deste sistema. Esta é certamente uma continuidade esperada e que mantém a facilidade de utilização que todos esperam e querem.

Claro que a Microsoft adicionou igualmente algumas novidades, que nem sempre são visíveis no primeiro momento. Um exemplo está na lista de ficheiros recentemente abertos pelas apps, que pode agora ser visto de forma individual e sem abrir a aplicação.


A Microsoft já tinha no Windows 10 a capacidade de ver os últimos ficheiros abertos. Dependia de cada app, mas era útil e simples de usar. Agora, elevou esse conceito e dá aos utilizadores a capacidade de ver isso diretamente na pesquisa.

Windows 10 mostra informação das apps

Para ter acesso a esta lista, de forma diferenciada para todas as apps, só precisam de abrir a pesquisa do Windows 10 e procurar pela aplicação onde o ficheiro pretendido foi usado. Basta escrever o nome e este sistema mostra o procurado.

Ao encontrarem essa app, vão ver alguma informação adicional. Abaixo do nome dessa app vão encontrar, entretanto, a lista dos ficheiros que foram recentemente abertos por ela. Depois de encontrarem o ficheiro pretendido, só precisam de carregar para que seja aberto na app.

A forma tradicional de ver os últimos ficheiros

Claro que existem formas mais tradicionais de aceder a essa mesma lista, aqui com a diferença de não serem diferenciados por app. Para acederem a esta área onde os ficheiros estão listados, devem abrir o Explorador de Ficheiros do Windows 10.

Ao acederem ao atalho Acesso rápido, vão ter duas áreas distintas. Primeiro, é a das Pastas frequentes e, depois, é a chamada Ficheiros recentes. A lista mostra os últimos que foram criados ou editados por qualquer uma das apps presentes no sistema.

Mesmo com tudo o que a Microsoft já mostrou, o Windows 10 tem ainda pequenos segredos que todos os dias surpreendem os utilizadores. Este é um exemplo perfeito de como pode ajudar os utilizadores ao dar a lista dos últimos ficheiros que as apps abriram.

Exit mobile version